Após inventar falsa cirurgia que ‘salvou’ criança da morte, médico admite mentira: ‘Ato impensado’

médico falsa cirurgia
Médico havia publicado foto afirmando que fez cirurgia em criança, mas história é falsa (Reprodução/Instagram)

Após inventar e compartilhar um falso ato de heroísmo em sua rede social, um médico precisou se desculpar publicamente devido à grande repercussão. Bruno Ceranto, médico do Hospital do Servidor Público Municipal, usou o Instagram para pedir desculpas por ter inventando que teria feito uma cirurgia de apêndice que salvou a vida de uma criança.

“Venho através deste meio expressar meu mais profundo arrependimento pelo ato impensado contra as crianças. Tal ato foi feito em um momento difícil e instável de minha vida. Todos somos humanos e erramos, portanto peço perdão”, disse Bruno, em publicação feita nesta sexta-feira (13).

No post, o médico disse ainda que o caso “já foi resolvido frente à família” e que ele ofereceu “todo o suporte e apoio para todas as compensações que lhes são de direito”. Segundo reportagem do Uol, a família da criança processou o Bruno e pediu R$ 80 mil em indenização. A mãe só ficou sabendo do caso após a história ser republicada em uma página dedicada a compartilhar notícias boas.

‘Doutor herói’

Na postagem, que foi apagada de ambas as páginas, o médico relatava que salvou a vida do menino com um “diagnóstico brilhante” e uma cirurgia complexa de apendicite. Segundo o Uol, o profissional afirmava que, se não fosse por ele, o “desfecho poderia ter sido outro”. A publicação recebeu milhares curtidas e comentários, a maioria com elogios ao “doutor herói”.

“Meu coração deu um suspiro profundo, uma lágrima escorreu pelo rosto, um sorriso bobo me dominou”, dizia o médico na postagem. A publicação também contava com as marcações das tags “#filantropia” e “#medicinasemstatus”.

Ainda segundo a reportagem, o processo na Justiça diz que ele também teria forjado uma caligrafia infantil e um desenho do Batman. Com o desenho, havia um pequeno texto de agradecimento a suposta atitude do médico.

cartinha falsa
Médico teria forjado ‘cartinha’ de agradecimento do falso paciente (Reprodução/Redes sociais)

A defesa de Bruno argumenta que ele criou a história, mas nega que ele fez como forma de se promover, e que também não é de sua responsabilidade a divulgação da postagem.

‘História inventada’

Após o médico ser desmentido, a página Razões Para Acreditar, que compartilhou a história falsa, pediu desculpas aos seguidores. “Hoje descobrimos que a história do médico que fez uma cirurgia pra salvar uma criança da morte foi inventada. Apagamos imediatamente a postagem que replicamos, e vamos reforçar nossos critérios de apuração para publicações no Instagram. Pedimos desculpas a todos os seguidores”, disse a administração da página.

Ao BHAZ, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o médico é integrante do Programa de Residência Médica do Hospital do Servidor Público Municipal, e que não há nenhum registro de cirurgia com o nome da criança no Hospital (leia abaixo).

Nota da Secretaria de Saúde na íntegra:

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), informa que o médico B.F.C. é integrante do Programa de Residência Médica, sem vínculo funcional, com a carga horária de 60h semanais.

Informamos que nada consta nos registros do HSPM para atendimentos no nome da criança K.L.R.B. Quanto ao segundo caso citado na demanda, foi instaurado um procedimento de apuração preliminar e o processo está suspenso (não foi arquivado), aguardando conclusão de inquérito policial para prosseguimento

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!