Após polêmica, pulseiras com ‘status social’ são suspensas em Fernando de Noronha

fernando-de-noronha
A ilha faz parte de Pernambuco (Arquivo/EBC)

Pulseiras que diferenciariam os visitantes de Fernando de Noronha de acordo com o poder aquisitivo ou entre comerciantes, visitantes, artistas e influenciadores foram suspensas antes mesmo da implementação. O sistema, que pretende ajudar turistas e moradores da ilha a realizar pagamentos sem necessidade de internet, ainda vai ser implementado, mas sem a diferenciação de “status social” entre os visitantes. As informações são do G1.

O projeto inicial pretendia entregar as pulseiras no aeroporto a partir do último domingo (15), mas o assunto virou alvo de críticas nas redes sociais. Os internautas criticaram a ideia original, que tinha intenção de entregar uma pulseira para cada tipo de cliente. A preta seria usada por quem adquirisse crédito acima de R$ 10 mil. Já quem ganhasse a azul poderia recarregar a pulseira com até R$ 10 mil e ganharia brindes nos principais restaurantes de Fernando de Noronha.

A pulseira roxa, uma das mais polêmicas, seria destinada a celebridades, influenciadores e artistas, e teria todos os benefícios da pulseira preta. A cinza seria entregue a comerciantes. Por fim, a pulseira rotativa (reutilizável) tem a cor verde, sem o pagamento do valor simbólico, e precisa ser devolvida pelo turista na saída da ilha.

A ideia foi anunciada em julho deste ano pelo governo local de Fernando de Noronha e o grupo Meep. A ideia era driblar a qualidade ruim da internet na ilha, que impede muitas vezes o pagamento em cartões de créditos. Diante das críticas, a empresa e a administração local excluíram as categorias por poder aquisitivo e influência, mas mantiveram as pulseiras cinzas e verde para identificarem comerciantes e visitantes.

O sistema será usado para fazer pagamentos em hotéis, pousadas, táxis e atrações turísticas.

Explicações

O grupo Meep divulgou, nessa quarta-feira (18), uma nota informando a suspensão do projeto inicial da pulseira eletrônica. “Como as pulseiras estão em fase de produção, nenhum material foi distribuído aos comerciantes ou usuários. A partir de agora, apenas serão identificados consumidores e comerciantes, por pulseiras verde e cinza, respectivamente. Dessa forma, usuários vão conseguir detectar de forma fácil quem está habilitado para a venda de créditos”, anunciaram.

A empresa ainda destaca que o projeto foi desenvolvido visando trazer facilidade e segurança nos meios de pagamento de Fernando de Noronha. Já a administração da ilha disse, também em nota, que apenas as pulseiras cinza e verde estão sendo produzidas. O governo local informou, ainda, que a adesão ao sistema não é obrigatória. As duas instituições reforçaram que as pulseiras servem para movimentar ainda mais a economia da ilha.

Críticas

A diferenciação das pulseiras recebeu uma série de críticas nas redes sociais. “Gente, conseguiram fazer de Noronha uma imensa área vip com diferenciação social. Estragam tudo! Era um parque ecológico, sabe? Pulseira pra influencer? Sério? Que triste a sociedade”, disse a cineasta Paulinha Braun. “A ideia da pulseira é boa, mas a separação de cores e que é triste. Eu espero que repercuta e revejam isso”, complementou.

A publicação da artista recebeu mais de 26 mil curtidas e milhares de respostas. “A ideia da pulseira para efetuar pagamentos é ótima, mas as cores por castas é absurda. Tipo botar um carimbo de ‘pobre’, ‘rico’, ‘muito rico’ e ‘trilhardario’ na testa da pessoa. Patético. O que vai ter de ‘influencer’ tirando onda com essas pulserinhas não está no gibi”, respondeu uma internauta.

Algumas pessoas também aproveitaram para brincar com a situação. “No lance da pulseira de Fernando de Noronha a minha cor é a transparente ou seja a que não possui verbas suficientes para tal ato capitalista”, escreveu uma internauta. “Fernando de Noronha ou Ilha da Caras”, brincou outra. “Quem tem dinheiro para ir em Fernando de Noronha, mesmo sendo a pulseira azul?”, questionou um usuário.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!