Há mais de 2 anos desde que deixou a Globo, a apresentadora Janaína Xavier disse que foi demitida por ser “bonita demais”. Ela estava no grupo desde 1999. A jornalista afirma que a emissora buscava “outros padrões” e, por isso, acabou perdendo espaço.
A declaração de Janaína ocorreu durante participação no podcast “Benja Me Mucho“, do apresentador Benjamin Black.
“Teve um certo momento em que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’ e aí tinha aquela coisa de inserir a menina ‘mais cheinha’. Não estou dizendo que a mais ‘cheinha’ não é bonita, longe disso. Estou falando na visão deles’.
A apresentadora define que a Globo buscava outros perfis “inclusive a mulher preta”. Diante disso, Janaína afirma que a emissora não soube abraçar a diversidade.
“Para trazer um, eles excluem o outro. Não é uma coisa que ‘aqui cabe todo mundo’. E mais, na pressa de mostrar que ‘somos pró diversidade’, eles já não olham mais para a meritocracia. Antes da meritocracia vem ‘é uma mulher ou homem? uma mulher’, ‘ela é preta ou ela branca? é a preta’. Lá atrás contratavam por ser bonita, agora não servem mais e precisam ter outros atributos físicos”, afirma.