Arthur do Val é criticado nas redes após anunciar viagem para a Ucrânia: ‘Tá, mas e o Brasil?’

Arthur do Val
‘A realidade está aí. Vê quem quer’, disse o deputado em vídeo (Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o “Mamãe Falei”, está a caminho da fronteira da Eslováquia com a Ucrânia, onde planeja entrar em meio à invasão russa ao território. O anúncio da viagem fez com que o político e youtuber sofresse uma enxurrada de críticas nas redes sociais, nesta segunda-feira (28).

De acordo com vídeo publicado pelo deputado no Instagram, ele e o coordenador nacional do MBL (Movimento Brasil Live), Renan Santos, estão em Frankfurt, na Alemanha, de onde vão embarcar para Viena, na Áustria.

De lá, o plano é ir atravessar a Eslováquia de carro, chegar à fronteira com a Ucrânia e tentar entrar no país. “A gente está indo in loco ver o que está acontecendo, porque esse celular é uma ferramenta, e essa guerra é uma guerra de informação”, diz o parlamentar no vídeo.

Já o coordenador do MBL disse que o objetivo é desmentir uma “contra-narrativa da Rússia”, entrevistando o povo ucraniano. “A realidade está aí. Vê quem quer”, finalizou Arthur do Val no vídeo.

‘E o Brasil?’

A viagem de Arthur do Val à Ucrânia foi muito criticada nas redes sociais, levando o nome “Mamãe Falei” aos assuntos mais comentados do Twitter nesta tarde. Internautas questionam a importância da atuação de um parlamentar brasileiro em um conflito que não tem relação com o país.

“Tá, mas e o Brasil?”, comentou um usuário no vídeo publicado pelo deputado. “Bacana acompanhar os problemas geopolíticos mundiais. Até porque nem tem o que deputado fazer aqui, São Paulo não tem problema nenhum”, ironizou outro.

Vários internautas também questionaram sobre a atuação do parlamentar após as chuvas que devastaram a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, neste mês. “Mamãe Falei disse que viajou para a Ucrânia, com o objetivo de ‘mostrar aos brasileiros a realidade da guerra’. Por que não foi para Petrópolis?”, publicou uma usuária do Twitter.

Outras críticas mencionavam suposto uso de dinheiro público para a viagem, o que foi negado por Renan Santos. “Vale salientar: viajamos com nossa grana, sem missão oficial de governo algum, no meio de um feriado”, publicou o coordenador do MBL no Twitter.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!