Atendimento presencial no INSS agora só com agendamento pela internet ou telefone

Central 135 tem 2,7 mil atendentes e é capaz de fazer 5 milhões de atendimento por mês

Quem estiver precisando de um atendimento em qualquer das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não poderá mais simplesmente ir a uma agência para ser atendido. A partir de agora, ele terá que fazer o agendamento prévio do horário e da agência.

A porta de entrada é o site é o site www. meu.inss.gov.br ou www.inss.gov.br. O segurado terá que informar dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento e, em seguida, as informações que irão permitir o direcionamento de sua solicitação.

Outra opção é a central 135. Para facilitar o acesso, a Diretoria de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (Dirat/INSS) informa aos usuários que o melhor horário para ligar para a Central 135 é das 7h às 9h ou depois das 16h até 22h, ou no sábado durante todo o dia, quando é possível ser atendido com maior rapidez.

A Central 135 dispõe de 2,7 mil atendentes e capacidade para atender a cinco milhões de segurados por mês, o que permite um mínimo de espera durante toda a semana. Nos horários recomendados e no sábado, o atendimento é imediato, informou a Dirat.

De acordo com a Dirat, as medidas implantadas pela Previdência Social para melhorar o atendimento aos usuários ampliaram a procura pela central de forma significativa. O exemplo mais recente é a disponibilização do extrato com informações previdenciárias aos segurados, que são correntistas do Banco do Brasil, desde maio. No primeiro dia útil após o lançamento do extrato, a média diária de ligações da central dobrou, passando de 200 mil chamadas para 400 mil.

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

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