Autor da famosa Lei Rouanet, acadêmico Sergio Paulo Rouanet morre aos 88 anos no Rio

sergio rouanet
Sergio Rouanet, natural do Rio de Janeiro, era diagnosticado com o Mal de Parkinson. Ele deixa a esposa e três filhos (Instituto Rouanet/Divulgação)

O ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet morreu neste domingo (3), no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Ele foi o autor da emblemática Lei de Incentivo à Cultura que leva o seu nome. Além disso, junto com a esposa, a filósofa de origem alemã Barbara Freitag, fundou o Instituto Rouanet.

A morte foi informada pelo instituto, em nota publicada no Instagram. “Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o fim da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”, disse a instituição.

Informações sobre o velório de Sérgio ainda não foram divulgadas pela família. O acadêmico deixa a esposa e três filhos: Marcelo, Luiz Paulo e Adriana.

Lei Rouanet

A Lei Rouanet, como ficou conhecida, permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte dos recursos que iriam para o pagamento do Imposto de Renda ao financiamento de obras artísticas. Recentemente, ela virou assunto nas redes sociais após o sertanejo Zé Neto criticar em um show os artistas que fazem uso da verba.

Sergio Rouanet ocupava, há cerca de 30 anos, a Cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras. Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1934, Rouanet foi eleito para a ABL em 23 de abril de 1992, na sucessão de Francisco de Assis Barbosa.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!