Avião vai hoje à Índia buscar dois milhões de doses da vacina de Oxford

azul aviao
Aeronave da companhia aérea Azul (Reprodução/@azullinhasareas/Instagram)

A Azul, empresa aérea brasileira, anunciou que está indo “logo ali” hoje (14) para buscar dois milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. O Airbus A330neo está indo para Mumbai, na Índia, com a Azul Cargo Express, em uma viagem, sem escalas, de aproximadamente 15 horas e mais de 12 mil quilômetros. A aeronave deve retornar ao Brasil no sábado (16).

A missão, coordenada pelo Ministério da Saúde, sai em um avião que parte da cidade do Recife e chegará dois dias depois no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Os documentos de importação já estão prontos e o procedimento compreenderá apenas a chegada ao país e o carregamento das doses. A carga está estimada em 15 toneladas.

A vacina foi desenvolvida pelo consórcio da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford. O lote foi fabricado pelo laboratório indiano Serum. A distribuição da vacina, contudo, só poderá ocorrer após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dar a autorização em caráter emergencial.

O órgão avalia o pedido feito pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), na semana passada. O laboratório brasileiro firmou parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford. A Anvisa informou que a reunião para tomada da decisão sobre a concessão ou não da autorização em caráter emergencial está prevista para este domingo (17).

A agência também decidirá sobre a solicitação feita pelo Instituto Butantan, que foi o primeiro pedido recebido pela agência de aval a uma vacina contra a Covid-19. A Butantan produzirá, no Brasil, a vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac.

Caso a Anvisa dê a autorização, a previsão do Ministério da Saúde é que em até cinco dias as vacinas sejam distribuídas aos estados. Para além das duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca, o governo informou que estariam disponíveis também, caso a Anvisa permita, mais seis milhões de doses da vacina CoronaVac.

Azul

A Azul, empresa que realizará o transporte aéreo da vacina de Oxford, pronunciou-se em rede social: “Para nós e para todos os brasileiros, esse é um momento histórico. Então vem com a gente e vamos juntos desejar um bom voo aos tripulantes que vão fazer os nossos sonhos voarem outra vez!”

Muitas pessoas comemoraram: “Deus guie na ida e na volta nos trazendo esperança de dias melhores”, disse uma internauta. Vários elogiaram a empresa e desejaram boa viagem à tripulação: “Olha como acionista da empresa estou tão orgulhoso o obrigado de todo uma nação”, “Que Deus abençoe toda a tripulação e em especial a AZUL”. Em outra mídia social, a própria empresa comemorou a vinda da vacina: “Vem, vacina! Nossos sonhos já estão prontos para voar”. Em publicação, anunciou também que vai levar a vacina para cada uma das mais de 110 cidades brasileiras que operam: “Vamos fazer esse transporte mais rápido, gratuitamente, com prioridade e muito orgulho”. Essa não é a primeira ação da empresa na pandemia. A Azul já foi até a China e trouxe toneladas de respiradores, equipamentos de testagem e milhões de testes. De acordo com a companhia, eles são a única empresa e equipe 100% brasileira com essa operação.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!