VÍDEO: Bailarina pede demissão após fala racista de Ratinho sobre o cabelo dela

bailarina cintia mello ratinho
Dançarina disse que tentou conversar após o ocorrido, mas não teve sucesso (SBT/Reprodução + Instagram/Reprodução)

A bailarina Cintia Mello compartilhou nas redes sociais que pediu demissão do Programa do Ratinho, exibido no SBT, dias após o apresentador fazer comentários racistas sobre o cabelo dela. Carlos Roberto Massa, o Ratinho, sugeriu que o cabelo de Cintia, uma mulher negra, fosse “peruca” e que tinha “piolhos”.

A situação ocorreu no início do mês de abril e, nesta quinta-feira (18), Cintia usou o Instagram dela para falar sobre a demissão e como as falas do apresentador a chatearam. “Eu decidi me desligar do programa do Ratinho. Há alguns duas fui tragada por uma situação que não escolhi passar”, começou ela.

“Fui pega de surpresa por uma brincadeira inoportuna e, para mim, contraditória, por ter sido feita por uma pessoa que sempre elogiou me cabelo natural”, continuou. Cintia afirma que tentou dialogar, mas não teve sucesso. A bailarina, que trabalhava ao lado do apresentador há nove anos, disse que queria explicar as implicações das falas de Ratinho.

“Tentei explicar quais são os estigmas de uma brincadeira como aquela, como acaba impactando na vida de pessoas negras, como impactou no meu cotidiano, na minha saúde mental, na minha vida profissional, até porque trabalho com a minha imagem nas redes sociais. Na outra semana, tinha esperança que algo acontecesse, ou uma conversa pessoalmente, uma nota, um esclarecimento publico porque meu constrangimento foi público, mas nada aconteceu.”

Cintia disse ainda que recebeu olhares “hostis” após o ocorrido. “Ali eu percebi que ninguém se importava e que não era mais o meu lugar, pois sei distinguir muito bem gratidão de submissão. Recomeços não são fáceis, preciso estar forte para cuidar da minha filha. Sigo de cabeça erguida e consciência limpa porque tentei fazer o que eu achava correto”, finalizou.

Nos comentários da publicação, muitas pessoas demonstraram apoio à bailarina. “Se você chegou aqui para comentar que isso é mimimi, entenda que o racismo está em você com todas as forças”, escreveu um. “Fez certíssimo! Parabéns pela coragem e por não aturar isso calada, estamos contigo sempre”, disse outro. Veja abaixo:

‘É peruca’, diz Ratinho sobre cabelo de bailarina

Carlos Roberto Massa, conhecido mais como Ratinho, tem causado muita repercussão nas redes sociais depois de uma fala sobre o cabelo de uma bailarina, que usava um penteado black power. Isso porque durante o programa, exibido no SBT, o paulista se dirigiu para uma dançarina negra e disse que o cabelo dela era uma peruca.

A mulher responde dizendo que o cabelo dela é de verdade e que, no dia, ela não estaria usando nenhuma peruca. O apresentador fala novamente que “não é seu cabelo”.

Em seguida, Ratinho ainda faz outro comentário: “Eu vi um ‘piolhinho’”. Depois do breve diálogo, ele pede que Milene Pavorô puxasse o cabelo da bailarina para provar que não é era falso.

Repercussão

O vídeo rapidamente se espalhou na internet e tem gerado muitos comentários negativos. Um dos usuários questionou: “racismO agora é entretenimento?”.

Outra pessoa comentou dizendo que “não é de hoje que esse senhor faz coisas absurdas na tv. E sempre irá fazer, pq para ‘eles’ isso eh normal”.

Em contrapartida, uma parte da internet acha que tudo não passou de uma brincadeira. Uma internauta disse: “Ela costuma usar laces, por isso ele achou que era ‘peruca’”.

Uma mulher também falou que “não pode brincar com ninguém mais tudo gera ‘mimi’”.

Nas próprias redes sociais, Cintia Mello, dançarina que aparece no vídeo, falou um pouco sobre o caso. Ela também comentou estar um pouco sumida porque a filha ficou doente nos últimos dias.

“Eu vim agradecer as pessoas que estão preocupadas comigo, com meu bem-estar. Minha bebê não está bem, estou cuidando dela. E eu não dormi direito, com todas as mensagens, com tudo que está acontecendo. Estou triste, com alguns fatos. Mas todo mundo sabe o quanto eu sou verdadeira, o quanto eu sou justa. Mas nesse momento eu estou cuidando da minha filha. Eu preciso ter discernimento e calma para falar sobre o assunto”.

Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!