Mãe coloca ‘baratas’ no filho que não queria tomar banho e divide opiniões

Facebook/Reprodução

Uma mãe resolveu inovar e usou o Photoshop para inserir baratas no corpo do filho que não queria tomar banho. A imagem viralizou nas redes sociais e levantou um debate sobre o tema. Ao BHAZ, a psicóloga Cassandra Pereira França explicou que a tentativa da mãe é algo que “não deve fazer em hipótese alguma”.

“Ele não queria tomar banho, então peguei uma foto em que ele dormia e acrescentei baratas. Agora, ele toma dez banhos por dia”, diz a legenda da postagem compartilhada em um grupo fechado do Facebook. A mulher, não identificada, usou um editor de imagens para adicionar as baratas na imagem da criança. Depois que o menino acordar, ela mostrou a foto e o filho ficou assustado, mudando de atitude.

Nos comentários da postagem, muitas pessoas apoiaram a ideia. “Amei! O meu filho fica 10 minutos no chuveiro e não sai molhado”; “Vou fazer o mesmo na próxima vez que a minha neta falar que vai pular o banho”, foram algumas das mensagens.

Outra mãe ainda disse que o filho também odeia tomar banho. “Mas depois que ele viu essa foto, agora quer tomar toda hora, ficou bem impressionado”, disse a mulher.

Não é o correto

Ao BHAZ, Cassandra Pereira França, pós-doutora em psicologia pela PUC São Paulo, explica que esse não é o caminho correto e pode trazer traumas para aos filhos. “Toda criança tem uma fase que não quer tomar banho. É um jeito de contestar a ordem geral das coisas, uma forma de questionar uma realidade imposta”, explica.

“A mãe precisa conseguir tolerar alguns dias da criança sem tomar banho. É preciso criar uma situação mais lúdica que ajude a criança a se banhar. Pensar em algo mais prazeroso, uma brincadeira na banheira, com brinquedos, algo que atraia a criança. Não criar uma aversão, uma fobia a insetos, algo que possa ainda mais difícil de contornar”, continua a psicóloga.

A profissional ainda relata que, naturalmente, uma criança não consegue ficar muito tempo sem tomar banho. “Deixe a criança ficar sem se banhar pelo tempo que ela quiser. Geralmente ela não vai conseguir ficar mais de três dias sem, é o tempo que o corpo dela tolera, o corpo pede. Depois desse tempo a própria criança tem uma necessidade, pelo hábito que já se criou. Essa situação tende a desaparecer espontaneamente”, diz.

A psicóloga ainda relata que, caso a mãe não consiga lidar sozinha com a situação, ela deve procurar ajuda profissional. “É uma situação que geralmente é resolvida naturalmente. Contudo, deve-se procurar um psicólogo se o caso persistir. O profissional ajudará em uma forma sadia de resolver o problema”, completa.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!