Barco com Greta e Thiago Ávila é detido por Israel; Itamaraty pede libertação

09/06/2025 às 11h30
Ativista brasileiro Thiago Ávila e a ativista sueca Greta Thunberg estão entre os detidos (Instagram/Reprodução)

O barco com ativistas ligados à organização Coligação da Flotilha da Liberdade, que tentavam levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, foi interceptado pela marinha de Israel, nesse domingo (8). A informação foi confirmada pela associação em uma rede social. Entre os detidos, estão o ativista brasileiro Thiago Ávila e a ativista sueca Greta Thunberg. Nesta segunda-feira (9), o governo brasileiro, através do Ministério das Relações Exteriores, publicou uma nota solicitando a libertação dos ativistas.

A embarcação, identificada como “Madleen”, transportava alimentos e medicamentos e tinha como objetivo abrir um canal de acesso humanitário à Faixa de Gaza. O barco integra o movimento da Coligação da Flotilha da Liberdade, que promove campanhas internacionais para acabar com o bloqueio imposto por Israel ao território palestino.

Segundo o Itamaraty, Israel deteve 12 ativistas que estavam a bordo, entre eles Ávila, natural do Distrito Federal e atual coordenador da Coligação da Flotilha da Liberdade. Greta Thunberg, conhecida mundialmente por sua atuação em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, também estava entre os detidos.

No comunicado, o governo brasileiro destacou o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e pediu a libertação imediata dos tripulantes. “O Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos”, diz a nota.

O texto reforça ainda a necessidade de que Israel suspenda as restrições à entrada de ajuda humanitária em Gaza. “O Brasil reitera a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante”, continua o comunicado.

A interceptação do barco ocorreu após o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ter anunciado que o Exército israelense não permitiria que a embarcação chegasse a Gaza. Ele afirmou ainda que os tripulantes seriam escoltados e deportados.

O Itamaraty informou que as Embaixadas brasileiras na região estão em alerta para prestar assistência consular aos brasileiros detidos, caso necessário, conforme prevê a Convenção de Viena sobre Relações Consulares e o direito internacional.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Amanda Serrano

Email: [email protected]

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ