Bebê com condição rara chama atenção na web: ‘Que o mundo aprenda a não agir com preconceito’

Reprodução/Instagram

Uma bebê que nasceu há pouco mais de um mês tornou-se uma das novas queridinhas das redes sociais nesta semana. Filha da paulista Carolina Fenner, a pequena Luna veio ao mundo com uma rara condição que a faz ter uma mancha em grande parte do rosto. Chamada de nevo melanocítico congênito, ela afeta cerca de 1% dos recém-nascidos em todo o mundo.

A mancha no rosto da filha, a princípio, foi motivo de susto para a mãe da garota, que vive nos Estados Unidos há sete anos. Médicos da maternidade onde a menina nasceu, na Flórida, realizaram exames e descartaram a possibilidade de a marca ser um câncer, o que foi um alívio para a família. Apesar de ser possível conviver com o nevo sem apresentar doenças, existe o risco de ele transformar-se em um melanoma. Ou seja, a condição inspira cuidados.

Visualizar esta foto no Instagram.

I was growing very fast and we were learning a lot together and the whole idea of ​​Nevus was new for everyone! Mamae was still suffering from childbirth (headaches, pain, etc) and her feet were almost exploding of swollen ? ???????????????????????????????? Eu estava crescendo muito rápido e estávamos aprendendo muito juntos, afinal toda a ideia de Nevus era novidade para todos! Mamãe ainda estava sofrendo algumas consequencias do parto (como terríveis dores de cabeça) e seus pés estavam quase explodindo de tão inchados ? #nevus #somostodosluna #nevusoutreach #birthmark #selfesteem #caringmattersnow #rareskincondition #harvard #bareyourbirthmark #mrelbank #love #daughter #harvardmedicalschool #cure

Uma publicação compartilhada por ? Luna Tavares Fenner ? (@luna.love.hope) em

A médica Flávia Vasques Bittencourt explicou ao BHAZ que o nevo trata-se de uma má formação, uma alteração genética sem causa específica. “Ainda não se sabe ao certo o que provoca a condição. Sabemos que os melanócitos [células produzidas na crista neural ainda no embrião] são afetados, mas não significa que a mãe que teve uma criança com nevo terá outra. É algo aleatório”, pontua.

Segundo a especialista, os cuidados com a marca estão relacionados, principalmente, com a exposição ao sol. “A pele tem que ser mais hidratada e a grande preocupação é o risco de desenvolvimento de tumor nessas lesões”, conta. “Existe a possibilidade de remoção por meio de cirurgias, mas a dificuldade depende do tamanho da lesão. Podem ocorrer cirurgias seriadas (mais de uma), mas as propostas do médico que vai realizá-la devem ser estudadas”, explica.

Visualizar esta foto no Instagram.

Was 48 hours of labor and mom was exhausted! And then… the surprise! Was something different on my little face and everybody in the room was shocked! Doctor looked at my mom and said that was a Birthmark, but he didn’t know about the existence of “Congenital Melanocytic Nevus”, neither my mom and my dad ??????????? ????? Foram 48 horas de trabalho de parto e mamãe estava exausta! E então… a surpresa! Tinha algo diferente no meu rostinho e todos naquele quarto estavam chocados! O médico disse pra minha mãe que era uma mancha de nascença, mas ele não sabia da existência do “Nevo melanocitico congenito”, muito menos minha mãe e meu pai #nevusoutreach #nevus #somostodosluna

Uma publicação compartilhada por ? Luna Tavares Fenner ? (@luna.love.hope) em

Ao Extra, a mãe de Luna conta que resolveu submeter a filha a cirurgias por conta do risco de desenvolvimento de melanoma e pelo bullying que a filha pode sofrer quando for mais velha.

“Muitas pessoas tem enviado mensagens pra minha mamãe dizendo pra ela não fazer nada com o meu rostinho e para ela parar de procurar tratamentos e cirurgias, porque se Deus me fez assim, meus pais devem aceitar ? NÃO!!! Isso não é a coisa certa pra se dizer!!!”, diz um texto publicado no Instagram Luna.love.hope, em que a rotina da garotinha é mostrada pela mãe.

Visualizar esta foto no Instagram.

?? => A Lot of people have sent messages to my mom telling her to don’t do anything with my little face and asking her to stop looking for treatments and surgeries because if God sent me like this, my parents should accept ? STOP!!! That's not the right thing to say !!! God sent me to them, because he knew that they would go after the best doctors and solutions to lessen my suffering in the future, such as bullying, lack of high esteem, etc. So if your opinion is not constructive, just don’t say anything !!! You can be sure that no one loves me more than those around me ? ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️ ?? => Muitas pessoas tem enviado mensagens pra minha mamãe dizendo pra ela não fazer nada com o meu rostinho e para ela parar de procurar tratamentos e cirurgias, porque se Deus me fez assim, meus pais devem aceitar ? NÃO!!! Isso não é a coisa certa pra se dizer!!! Deus me enviou para eles, pois sabia que iriam atrás dos melhores médicos e soluções para diminuir meu sofrimento no futuro, como o bullying, falta de auto estima, etc. Então se sua opinião não for construtiva, apenas não fale nada!!! Pode ter certeza que ninguém me ama mais do que os que me cercam ? #nevus #somostodosluna #nevusoutreach #birthmark #selfesteem #caringmattersnow #rareskincondition #harvard #bareyourbirthmark #mrelbank #breastfeeding #mom #love #ellendegeneres #steveharvey #caldeiraodohuck #lucianohuck #michelleobama #nevuslove #bostonchildrenshospital

Uma publicação compartilhada por ? Luna Tavares Fenner ? (@luna.love.hope) em

“Deus me enviou para eles, pois sabia que iriam atrás dos melhores médicos e soluções para diminuir meu sofrimento no futuro, como o bullying, falta de auto estima, etc. Então se sua opinião não for construtiva, apenas não fale nada!!! Pode ter certeza que ninguém me ama mais do que os que me cercam”, finaliza o texto.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!