Comentarista que fez ofensa racista contra Marinho é demitido

Marinho e Fábio Benedetti
Decisão da emissora foi anunciada ao vivo em programa da rádio (Reprodução/@marinhoofficial/Instagram + Fabio Benedetti/Divulgação)

O comentarista Fábio Benedetti foi demitido da rádio Energia 97FM, de São Paulo. A notícia foi anunciada durante o programa Estádio 97, do qual ele fazia parte, nessa segunda-feira (3). Na última sexta-feira, o comentarista já havia sido afastado da rádio após afirmar que o jogador Marinho, do Santos, era “burro” e “estava na senzala”.

Em uma nota da emissora, lida no programa pelo apresentador Hilton Malta, conhecido como “Sombra”, a rádio não informou os motivos para o desligamento. “Hoje, oficialmente, comunicamos que o Chef Benedetti não faz mais parte do time da Energia 97FM. Com essa medida, a gente reitera o compromisso com a retidão e lisura que sempre foram e sempre serão características aqui da empresa”, declarou.

Relembre o caso

O comentário preconceituoso que acarretou na demissão de Benedetti foi feito no intervalo de uma partida do Santos contra a Ponte Preta na última quinta-feira (30). Após o atacante ser expulso, o comentarista foi perguntado sobre o que diria ao jogador em um grupo de mensagens do qual os dois participam.

“Eu vou falar assim: ‘Você é burro, você está na senzala, você vai sair do grupo uma semana para pensar sobre o que você fez”, foi a resposta de Benedetti (veja detalhes aqui). Após a repercussão negativa da fala, o comentarista se arrependeu nas redes sociais. “Errei feio. Usei uma palavra que nunca deveria”, escreveu no Twitter.

Marinho também se posicionou sobre o episódio em suas redes sociais. O jogador reforçou sua luta contra o preconceito e como declarações racistas não devem ser toleradas. “Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser preto”, escreveu.

Ver essa foto no Instagram

O momento não é dos melhores! Essa foto mostra e minha filha alicia negra como EU, cabelo black ou trança, nada esconde quem somos, ser humano igual a qualquer outro, e ontem um rapaz aí após minha expulsão, acabou falando pra eu voltar pra senzala! Mandar amigos me chamar não prova pra mim que você é diferente, eu te perdoo e perdoei por mensagem no insta , porém o tom de deboche ao falar que eu tinha que ir pra senzala não pegou bem, tenho orgulho daminha cor, orgulho de onde vim, você é pai e ensine teus filhos a ser diferente de você em pensamento! Quero que você se retrate e que isso não se repita nunca mais, nem comigo nem com ninguém! Eu luto pela causa! Contra preconceito e qualquer outro tipo de descriminação seja ela racial ou não! Quer me julgar por atitude em campo?ok! Errei e estou aqui pra assumir, esse é apenas um desabafo de alguém que passou a noite toda chorando por um erro! Mais não significa que até minha Cor venha ser colocada em assunto! Sou preto e orgulhoso de quem sou! Ensinando minha filha como se deve andar e mostrar que é orgulho e não vergonha ser PRETO

Uma publicação compartilhada por ✞ ??????? ☬ (@marinhoofficial) em

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!