‘Não foi assalto, essa é minha esposa’: homem se defende de acusações após foto viralizar

Reprodução/Facebook

Uma foto que começou a circular pelas redes sociais, na última quarta-feira (4), levou dor de cabeça a um casal de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Na imagen, um homem em uma moto aparece abordando uma mulher. Em grupos do WhatsApp, o caso foi noticiado como um assalto, porém, trata-se de Gilberto Motta Freitas Júnior, que levava a esposa ao centro da cidade na hora do almoço. No fim de março, o Bhaz desmentiu um boato divulgado por grupos de WhatsApp sobre um pedreiro que também estaria assaltando com amigos.

O homem foi flagrado por um motorista, responsável por tirar a foto e divulgar a imagem. No momento do flagra, Gilberto abria sua mochila, com isso, espalhou-se o boato que o homem praticava um assalto. Gilberto está muito constrangido com a situação e repostou a foto em seu perfil pessoal no Facebook para explicar a situação. “Meus amigos, essa é minha esposa alguém postou essa foto em um grupo dizendo que eu estou assaltando. Isso não é verdade”, disse o trabalhador.

Nos comentários da postagem, as pessoas dizem se tratar de racismo, uma vez que o homem é negro, estava em uma moto com roupas simples, e, sua esposa é branca. “Festival de racismo com ele, machismo com a esposa. Que coisa triste. Força pra vocês, Gilberto, sinto muito”, dizia um dos comentários. “Só porque o cara é preto, está com uma moto simples de 50cc e está sujo (provavelmente indo ou voltando do trabalho) a galera já discrimina falando que é assalto, meu deus”, comentou outra pessoa.

É sempre importante checar a veracidade dos fatos antes de disseminar uma informação pelas redes sociais. Gilberto conseguiu uma boa repercussão do caso, com mais de 16 mil compartilhamentos e 21 mil curtidas, porém, algo grave poderia acontecer com um inocente por informações falsas divulgadas de forma inconsequente.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!