Bolsonaro mente e desinforma ao associar vacinas contra Covid-19 a Aids; cientistas reagem

Bolsonaro associa vacinas a AIDS
Presidente espalhou boato já desmentido por agências de checagem de fatos e cientistas (Reprodução/Facebook)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mais uma vez, espalhou desinformação sobre vacinas contra a Covid-19. Desta vez, ele mentiu ao afirmar que relatórios do governo do Reino Unido mostram que pessoas imunizadas desenvolveram Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). O boato já foi desmentido por agências de checagem de fatos e, agora, cientistas repudiam a declaração do mandatário.

“Outra coisa grave aqui, só vou dar a notícia, não vou comentar. Já falei sobre isso no passado e apanhei muito. Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida muito mais rápido que o previsto”, disse Bolsonaro durante live na quinta-feira (21).

Vacinas não têm relação com Aids

A fake news disseminada nas redes sociais nos últimos dias e compartilhada pelo presidente foi desbancada pela Aos Fatos e pelo g1. De acordo com as publicações, os relatórios semanais do Departamento de Saúde Pública do Reino Unido não fazem qualquer menção à Aids como consequência da vacinação contra a Covid-19.

As publicações mentirosas inserem uma coluna que não existe nos documentos originais, chamada de “reforço ou degradação do sistema imunológico”, para sugerir a associação.

Procurado pelo g1, o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido desmentiu os boatos. Zahraa Vindhani, oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, afirmou que as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids e esclareceu o que já se sabe: “A Aids é causada pelo HIV”.

A Aids é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. A infecção pode se dar apenas pelo contato direto com o sangue, sêmen ou fluidos vaginais de uma pessoa infectada.

Repúdio

Nas redes sociais, a declaração de Bolsonaro revoltou internautas e cientistas. Vários profissionais da área se reuniram para desmentir o boato e repudiar a atitude do presidente da República de compartilhar desinformação em meio à pandemia de Covid-19.

“Vacinas nao causam AIDS!!!! Nenhuma vacina!” escreveu a bióloga e pesquisadora Natalia Pasternak no Twitter. “Não existe NENHUMA possibilidade de vacina causar AIDS. ZERO. Qualquer que seja a vacina. É isso que precisa ser divulgado de forma clara e direta”, esclareceu Daniel Dourado, médico e advogado sanitarista.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!