Caio Paes de Andrade é o novo presidente da Petrobras

presidente petrobras
Andrade substitui José Mauro Coelho, que pediu demissão no último dia 20 (Reprodução/@caiompandrade/Instagram)

Por sete votos a três, o empreendedor Caio Paes de Andrade foi eleito o novo presidente da Petrobras. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (27). Segundo o comentarista Valdo Cruz, do g1, Andrade também foi aprovado para compor o próprio Conselho de Administração da estatal.

Caio Paes de Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro, e agora substitui José Mauro Coelho. O então presidente da empresa pediu demissão no último dia 20, além de renunciar ao cargo de membro do Conselho, depois de um novo reajuste nos preços dos combustíveis e pressão do poder Executivo.

No mesmo dia, o diretor executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, foi nomeado presidente interino. Em tese, a nomeação valeria até a eleição e posse do novo presidente, como prevê o estatuto da empresa. No dia 23 de maio, o Ministério de Minas e Energia havia informado que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, tinha decidido pela troca do presidente da estatal.

O próximo passo é ratificar o nome de Andrade em assembleia de acionistas da Petrobras, procedimento que deve ocorrer dentro de um mês. Conforme o g1, ele deve assumir o comando da empresa nos próximos dias.

Presidente Bolsonaro pressiona a Petrobras

A mudança na presidência da estatal surge em uma esteira de críticas do presidente Jair Bolsonaro. Em seus discursos públicos, o mandatário alfineta a empresa e afirma que ela vem tirando vantagem financeira com os recentes aumentos dos combustíveis nos postos brasileiros. Quando a Petrobras anunciou o último aumento, no dia 17 deste mês, ele se manifestou publicamente.

“O Governo Federal como acionista é contra qualquer reajuste nos combustíveis, não só pelo exagerado lucro da Petrobras em plena crise mundial, bem como pelo interesse público previsto na Lei das Estatais”, escreveu o chefe de governo em seu perfil do Twitter. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também criticou o reajuste e pediu a renúncia imediata do então presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho. “O presidente da Petrobras tem que renunciar imediatamente”, disse Lira. “Ele só representa a si mesmo e o que faz deixará um legado de destruição para a empresa, para o país e para o povo. Saia!!!”, publicou.

No último dia 15, a Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, fixando-a no patamar máximo de 17% a 18%, abaixo dos valores atuais aplicados pelos estados.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!