Caso Gabriel Luiz: polícia prende suspeitos de ataque a repórter da Globo

Gabriel Luiz
Foi a própria vítima que pediu socorro a vizinhos (Reprodução/TV Globo)

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, na noite dessa sexta-feira (15), dois suspeitos de esfaquearem o jornalista Gabriel Luiz, repórter e editor da TV Globo em Brasília. A investigação trata o caso como tentativa de latrocínio, quando há roubo seguido de morte.

Um dos suspeitos tem 19 anos, não teve o nome revelado até o momento e confessou o crime. O outro é um adolescente de 17 anos. Ao ser apreendido, ele disse que segurou o jornalista para que o comparsa pudesse esfaqueá-lo.

Gabriel Luiz, de 29 anos, levou 10 facadas na noite de quinta-feira, perto de casa, em Brasília. Ele está internado em estado grave, mas estável.

Linha de investigação

Os delegados responsáveis pelo caso disseram, em coletiva de imprensa, que a motivação do crime foi “patrimonial, corroborada nos depoimentos dos envolvidos e nas provas colhidas”.

“Segundo eles relataram, em depoimento, um dos indivíduos deu um mata leão na vítima, enquanto o outro desferiu diversas facadas. Enquanto um estava dando as facadas, o outro conseguiu subtrair a carteira e o celular. E ambos disseram que efetivamente nem conheciam a vítima, foi uma vítima escolhida a esmo”, descreveu Douglas Fernandes, delegado-chefe adjunto da 3º Delegacia de Polícia.

De acordo com o delegado Peter Raquetat, responsável pelas principais buscas na região, os dois suspeitos levaram o dinheiro que estava com a vítima. “Houve a subtração da carteira, que havia valores em reais, muito provavelmente R$ 250, descartando-se, com isso, as outras linhas de investigação que também apareceram ao longo do dia”.

Além da carteira, também levaram o celular da vítima. A carteira foi dispensada com documentos e cartões, e o celular também foi localizado nas proximidades do apartamento onde um dos autores do crime estava. O local seria a casa de um amigo.

Os dois suspeitos disseram, no depoimento, que usaram drogas antes do crime. “Eles falam que estavam sob efeito de drogas e, por essa razão, realizaram esse ato brutal aqui na nossa região”, disse Fernandes.

O jovem maior de idade preso não tem passagem pela polícia. Após a prisão em flagrante, uma audiência de custódia com um juiz decidirá se converte ou não a prisão em preventiva. O adolescente apreendido terá o caso investigado pela Delegacia da Criança e do Adolescente.

A Polícia Civil afirma que ainda espera colher o depoimento de Gabriel Luiz, quando ele tiver condições de saúde.

Comoção

O ataque sofrido por Gabriel Luiz gerou uma onda de comoção nas redes sociais e de pedidos por justiça. A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) reforçou que o jornalista tem histórico de reportagens investigativas e pede rigor por parte das autoridades na apuração do crime, “com especial atenção para a possibilidade de o crime ter ocorrido em decorrência do exercício da profissão”.

Na segunda-feira (11), o jornalista divulgou reportagem na TV Globo repercutindo denúncias de que as munições de um clube de tiro no DF estariam atingindo a vizinhança. No dia seguinte, o Exército brasileiro interditou o estabelecimento.

Colegas de profissão do jornalista se solidarizam e também pedem uma investigação detalhada do caso. “Estamos aqui torcendo muito pela recuperação do nosso colega da TV Globo Gabriel Luiz. Toda força do mundo pra família! Ele vai ficar bem!”, escreveu Mariana Queiroz, da GloboNews.

Por meio de nota, a TV Globo lamentou o ocorrido. “Está aguardando as investigações da polícia e prestando toda ajuda ao nosso repórter e aos familiares. A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível”, diz o comunicado.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!