Cidade aprova lei que proíbe cães de latir e multa pode chegar a R$ 23 mil

castra
Cidade em Santa Catarina gerou polêmica por lei que proíbe cães de latirem (FOTO ILUSTRATIVA/Arquivo EBC)

Já pensou ter que desembolsar até R$ 23 mil por conta dos latidos do seu cachorro? É o que prevê uma lei aprovada por vereadores da cidade de Penha, em Santa Catarina, que proíbe os cães de latirem. O projeto passou pela Casa com unanimidade e viralizou pelas redes sociais nesta semana, recebendo críticas de internautas de diferentes partes do país.

Proposta pelo vereador Everaldo Dal Posso (PL), a lei faz parte de uma série de regras que determinam punições em casos de pertubação do sossego. Apesar disso, ela não deixa explícito a forma como os responsáveis pelos animais podem controlá-los e não estabelece limites para os latidos.

A proposta para regular os sons emitidos pelos animais gerou discórdia entre os próprios vereadores, com alguns afirmando não ter lido o projeto. O prefeito da cidade, Aquiles da Costa (MDB), vetou a lei e, agora, ela está de volta ao plenário da Câmara para ser novamente debatida.

Confira parte da repercussão:

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!