Pesquisar
Close this search box.

Cidade ganha faixas de pedestre coloridas por luta contra discriminação

Por

Faixas de pedestre em Sobral
Iniciativa recebeu apoio de moradores de Sobral nas redes sociais (Prefeitura de Sobral/Divulgação)

Uma iniciativa da Prefeitura de Sobral, no Ceará, em homenagem à comunidade LGBTQI+, chamou a atenção e comoveu usuários nas redes sociais. Na quarta-feira (21), o município finalizou a transformação de duas faixas de pedestres temáticas nas ruas, com as cores do arco-íris. A iniciativa foi tomada em parceria com o projeto “Pare, pense e passe com amor”.

Elaborado pela direção criativa da marca T-Shirt in Box, em parceria com o grupo Mães pela Diversidade, o projeto pretende chamar a atenção para a luta contra a discriminação de gênero, segundo a administração municipal. O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), compartilhou nas redes sociais as novas cores das ruas da cidade e ainda brincou: “Os bolsominions piram!”.

“A ação não muda a realidade dos LGBTQIA+, mas busca trazer uma reflexão sobre o nosso papel perante a sociedade. Nosso desejo é viver em uma sociedade mais justa, igualitária e sem nenhuma forma de violência e preconceito. Estamos muito orgulhosos e felizes em ver esse projeto ganhar forma”, afirmou a proprietária da marca T-Shirt in Box, Rhasny Roque.

O secretário do Trânsito e Transporte de Sobral, Kaio Dutra, destacou que o projeto, além de tornar a cidade mais bonita, também reforça que políticas públicas dessa natureza são necessárias para das visibilidade à luta contra todo tipo de preconceito.

Apoio

A iniciativa recebeu apoio nas redes sociais, por parte de moradores de Sobral e de outras cidades brasileiras. “Que lindo! Sobral à frente do seu tempo! Viva às cores!”, comentou uma moradora. “Boaaaa!!! Aproveitem e mobilizem políticas e ações públicas que protejam a vida e dignidade dos cidadãos LGBTQI+. Que sejam tratados com dignidade e não tenham suas vidas negligenciadas por falta de olhar e amparo. Que tenham acesso à saúde, educação e segurança!!”, reivindicou outra.

Por outro lado, o projeto também incomodou outros moradores da cidade. De acordo com relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais, o assessor do deputado André Fernandes (Republicanos), Kawan Miranda, levou uma placa de trânsito com o desenho de um veado para o local, ironizando a faixa de pedestres. O BHAZ procurou o assessor por meio de um número de WhatsApp, mas não obteve retorno.

Sofia Leão

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ