Em cidade paulista, recusa de vacina colocará pessoa no fim da fila

prefeito são bernardo do campo
Prefeito recebeu a primeira dose da Coronavac no último sábado (Reprodução/@orlandomorando/Instagram)

O prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, informou que a partir de hoje (1º) quem se recusar a tomar a vacina contra a Covid-19 disponível no posto onde se cadastrou, será colocado automaticamente no final da fila da vacinação. Segundo o chefe do Executivo Municipal, a pessoa deverá assinar um termo de responsabilidade que a coloca no fim da campanha. Caso se recusar a assinar, duas testemunhas que estão trabalhando no posto assinarão o termo pela pessoa.

“Não dá para escolher vacina. Você fez o agendamento, chegou, você tome a vacina que esta lá, como eu. Eu agendei, no dia que eu fui agendado era Coronovac e tomei Coronavac”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB) durante a transmissão de uma live em uma rede social. Ele foi vacinado no último sábado (26), junto com a sua esposa, a deputada Carla Morando (PSDB).

A pessoa que se recusar poderá ser vacinada quando o último adulto de 18 anos receber a imunização. “Quem se recusar a tomar a vacina que está disponível naquele posto vai ser submetido um documento para que você assine. Se você se recusar a assinar, duas testemunhas que estão trabalhando assinarão, dando fé, e estas pessoas que se recusarem a tomar a vacina no dia serão submetidas ao fim da campanha de imunização. O que vai ser feito? Quando você vai tomar a sua vacina? Quando ser vacinado o último adulto de 18 anos”, explica.

“Eu tenho insistido que vacina não é para escolher. Você lembra da marca da vacina que você tomou de gripe? Não lembra. Você lembra quando era jovem, a vacina que sua mãe te deu de sarampo, rubéola, poliomielite, BCG, ninguém nunca pediu marca de vacina. Por que agora, no meio da maior pandemia da humanidade, as pessoas querem escolher vacina?”, questiona.

‘Direito seu, direito nosso’

Segundo o prefeito, na terça-feira (29), cerca de 200 pessoas se recusaram a tomar a vacina na cidade. “Não tem cabimento, a gente tem uma estrutura preparada, tem vacinas que tem prazo, porque você abre o frasco, tem que vacinar, e as pessoas chegam: ‘Não quero. Essa vacina eu não tomo’. Então, olha, sem nenhum constrangimento, é um direito seu, aqui ninguém faz nada obrigado, mas também é um direito nosso colocá-lo no fim da fila”, afirma Orlando.

Campanha publicitária na cidade (Prefeitura de São Bernardo do Campo/Divulgação)

O mandatário municipal lembrou que ainda tem muitas pessoas ansiosas para se imunizar contra o novo coronavírus. “Porque você tem o direito à sua vacina, não tá tomando porque não quer, agora escolher vacina, nós não vamos permitir, tá bom? Tem tanta gente esperando a vacina ansioso. E aquele que tem o direito, chegou a idade dele, ele simplesmente fala ‘eu não vou tomar a vacina, essa eu não quero’. Ele ocupou funcionário, ficou na fila, quer dizer, tem toda uma mobilização”, lembra.

Atualmente, São Bernardo está vacinando o público de 40 a 49 anos, por meio de cadastro prévio. A cidade está aplicando as quatro vacinas disponíveis no Brasil: Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac; Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz); Janssen, produzida pelo grupo Johnson & Johnson e de dose única; e Pfizer/Biontech.

Covid-19

O prefeito acredita que os números da Covid-19 melhoraram na cidade na medida em que o número de vacinados aumentam. “A taxa de ocupação UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) é a menor que tivemos depois que teve a última onda tão agressiva”, revela. De acordo com dados dessa quarta-feira (30), 52% dos leitos de UTI destinado à Covid estão ocupados na cidade, mesmo número de ocupação da enfermaria.

“Prova que a vacina está funcionando. É a primeira vez que nós temos o mesmo numero de pessoas em UTI e enfermaria, isso prova que mesmo tomando a vacina, mesmo se contrair o vírus, você não tem uma letalidade alta. E taí a prova que está funcionando”, aponta. Já foram aplicadas 467 mil doses na cidade, sendo 101 mil de segunda dose, desta forma, 101 mil pessoas, dos mais de 840 mil moradores da cidade, estão com imunização completa. Além disso, 842 perderam a vida, vítimas da Covid, sendo 8 nas últimas 24 horas.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!