Claudia Rodrigues segue internada e pode estar tendo ‘aviso de surto’, diz assessora

claudia rodrigues atriz hospital
Claudia Rodrigues sofre com esclerose múltipla desde 2000 (Reprodução/Redes sociais)

A atriz Claudia Rodrigues segue internada no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, desde que sentiu dores, febre e confusão mental, no dia 9 de julho. A artista, conhecida pelo seriado “A Diarista”, da TV Globo, entre outros papeis de sucesso na televisão, enfrenta uma batalha contra a esclerose múltipla desde 2000. Segundo a empresária de Claudia, o estado de saúde pode ter relação com a interrupção do medicamento contra a esclerose.

“Infelizmente, depois de todos os exames feitos, alguns resultados nos levaram a entender que o que Claudia está tendo é um possível aviso de um novo surto. Como ela está sem medicação da esclerose, não queremos que isso demore a acontecer, pode ser trágico. Já aconteceram casos de óbito por fazerem ‘essa quebra de protocolo’, e isso que estávamos evitando fazer”, disse Adriane Bonato, empresária da atriz, em rede social.

A assessora explicou que o uso do medicamento contra a esclerose múltipla foi interrompido para que a atriz tomasse a vacina contra a Covid-19. A artista recebeu a primeira dose em maio, e receberá a segunda em agosto. O intervalo de doses entre a Pfizer, imunizante que Claudia tomou, é de três meses. Segundo o médico, ainda seria necessário que a artista esperasse, novamente, mais três meses para retomar os medicamentos.

Com a internação, contudo, a atriz não poderá esperar até novembro para voltar com a medicação. “Infelizmente, não há outra saída. Amanhã os medicamentos chegam e vamos voltar com eles para evitar que um novo surto aconteça. Quero pedir uma corrente de oração para dar tudo certo. Deus está na frente. Claudia e uma fênix”, disse Adriane.

Veja relato completo aqui:

Entenda

Claudia Rodrigues protagonizou o seriado “A Diarista”, entre 2004 e 2007. A artista também é conhecida como uma das melhores comediantes brasileiras e ganhou as telas da TV pela personagem Karina no seriado “Caça Talentos”, passando também por outros trabalhos de destaque em “Zorra Total”, “Sai de Baixo”, “Escolinha do Professor Raimundo” e “Casseta & Planeta, Urgente!”.

Desde 2000, a atriz enfrenta a esclerose múltipla, uma doença autoimune que atinge o cérebro, os nervos ópticos e a medula espinhal, segundo informações da empresa farmacêutica multinacional Pfizer. O sistema imunológico ataca a camada protetora que envolve os neurônios, chamada mielina, e atrapalha o envio dos comandos do cérebro para o resto do corpo. A doença é rara e estima-se que existam 40.000 casos no Brasil, uma incidência média de 15 casos por 100.000 habitantes, isto é, em 0,00015% da população.

Os sinais e sintomas de esclerose múltipla podem aparecer e desaparecer periodicamente ou piorar de forma progressiva. A artista já precisou de internação em outras ocasiões, como em 2017, quando precisou ser levada às pressas para o hospital, após ter uma baixa na imunidade. Já em 2019, a atriz precisou mais uma vez de atendimento médico, depois de temporariamente deixar de reconhecer a própria filha.

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde incluiu doenças crônicas neurológicas nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, inclusive a esclerose múltipla. Para saber mais sobre sinais, sintomas, e demais orientações sobre a doença, acesse o site da farmacêutica (clique aqui).

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!