‘Coach messiânico’ desafia seguidores a subirem pico para ‘vencer na vida’ e grupo precisa ser resgatado por bombeiros

Pico dos Marins
Coach Pablo Marçal, gruia grupo por pico e precisa de resgate. (Reprodução/@pablomarcal1/Instagram).

Um grupo de 32 pessoas, guiado pelo coach Pablo Marçal, foi resgatado por bombeiros nessa quinta-feira (6). Os turistas estavam tentando subir o Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, perto da divisa com Minas Gerais, quando foram pegos pelo mau tempo. Os militares foram chamados as 3h30 e a operação durou em torno de 9 horas. O Pico dos Marins é um dos mais altos do estado. Pelas redes sociais, o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, condenou a atitude do coach.

As barracas que os turistas estavam abrigados foram destruídas pela chuva. As pessoas foram desistindo de subir, gradativamente, na medida que o temporal e ventania pioravam. A Defesa Civil tinha emitido um alerta para a região. O Pico dos Marins é muito conhecido por ser um local de prática de esportes radicais e fica a 2.420 metros acima do nível do mar.

Ao todo, o grupo contava com 67 integrantes, mas pelos riscos da subida que o temporal proporcionava, restaram apenas 32. Todas as pessoas que subiram foram resgatadas sem ferimentos, mas o Corpo de Bombeiros alerta para o risco de hipotermia em casos nessas condições climáticas.

Subir no topo, ‘subir na vida’

A expedição ao topo do Pico dos Marins fazia parte de um programa de aconselhamento do coach e influencer Pablo Marçal. O coach descreve-se nas redes como escritor best-sellers e fundador de métodos que prometem “destravar” as pessoas, permitindo uma vida de sucesso pessoal e profissional. A subida ao Pico dos Marins, assim, é uma metáfora, sendo comparada a “subir na vida”.

É possível ver as dificuldades passadas pelo grupo nos stories no Instagram do coach. Ele compartilhou a ventania que rasgou as barracas, inclusive a dele, tendo que se abrigar com outras pessoas. Os 32 integrantes que persistiram chegaram ao topo em meio a rajadas de mais de 100km/h e chuva incessante.

Pablo também postou trechos das conversas que tiveram pelo caminho da subida, em uma delas, o coach comenta sobre as pessoas que desistiram. “Esse é o problema de todo mundo, amigo. Tem que tomar cuidado com quem você anda.”, começa. “Os mais fortes fisicamente voltaram, os especialistas voltaram, todo mundo voltou. Se não tiver na sua cabeça que você chega em algum lugar, não tem como chegar. Impossível.”. É possível ouvir as pessoas comentarem a sua volta “Autossugestão vai matar você”, diz um. “Sempre positivo”, termina outro.

Os trechos são intercalados com publicidades da próxima edição do curso de Marçal. Além disso, o coach abriu uma caixinha de perguntas e foi respondendo alguns internautas. Em um dos vídeos compartilhados, o próprio Pablo escreveu como estava escorregadia a descida da montanha no tempo ruim. Na descida o coach disse: “Foi o pior dia da nossa vida, barraca entrando água, risco de hipotermia”, completou com uma foto escrito “só os irresponsáveis chegam no topo”.

No final da descida, Pablo Marçal compartilhou uma oração que realizou junto ao corpo de bombeiros e aos trilheiros que trabalharam mais de 9 horas no resgate. Marçal não divulgou se possui certificação para guiar em ambientes como a Serra da Mantiqueira ou se tem experiência em cursos de resgate em montanha.

Desentendimento com trilheiros

Em uma das perguntas de seus stories, Pablo Marçal comentou o fato de trilheiros terem ficado bravos com a expedição do grupo ao pico. O guia, Ricardo Oliveira, experiente na região, trouxe em suas redes seu ponto de vista sobre os comentários que se espalharam.

“Tem um vídeo rolando ai, dizendo que os guias não queriam subir para ajudar no resgate.”, começou. “Na verdade é o seguinte, a maioria dos guias não se propuseram a subir pelo seguinte fato: o cara é arrogante. O cara maltratou, desmereceu os guias que ali estavam e falou com ele”, completou Ricardo.

“Por isso que a maioria [dos guias] estavam na base, mas não subiram para prestar suporte”, explicou. “Nenhum guia da região ia negar socorro a alguém. A gente vai estar sempre dando nosso máximo. […] Nesse caso especifico foi mais por causa da arrogância do meliante mesmo”, concluiu o guia.

Porta-voz dos bombeiros condena imprudência

O tenente Pedro Aihara, que é do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, manifestou-se nas redes sociais sobre a imprudência de Pablo Marçal. “Um ‘coach’ irresponsável fanfarrão coloca 60 pessoas para subir o pico do Marins debaixo de chuva”, começou. “Porque segundo ele ‘é tudo emocional'”.

O profissional também comentou sobre o tempo gasto no resgate e a fala de Pablo de ter acionado o corpo “Só por precaução”. Montanhistas experientes que conheciam a área também auxiliaram na hora do resgate, uma vez que a visibilidade na descida estava de 5 metros e era fácil se perder na trilha. “Respeite a montanha, respeite seus limites. Respeite a vida (a própria e a dos outros)”, completou.

“Falar depois que o resgate foi concluído e que toda uma equipe foi empenhada e ficou horas em uma operação que ligaram 193 ‘por precaução’ é muito fácil”, finalizou.

Edição: Vitor Fernandes
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!