Coldplay cobra governadores brasileiros sobre mudanças climáticas e políticos reagem

coldplay
A banda britânica convidou oito governadores a participarem de um evento global que vai debater o tema (Reprodução/Coldplay/Instagram)

A banda britânica de rock Coldplay usou o Twitter nesta segunda-feira (23) para fazer um apelo coletivo a alguns governadores brasileiros. Preocupados com o avanço das mudanças climáticas em todo o planeta, os músicos pedem que governantes de oito estados das regiões Norte e Nordeste do país se comprometam a combater o problema.

Na publicação, a banda deixa, ainda, um convite aos governadores Waldez Góes (Amapá), Helder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), coronel Marcos Rocha (Rondônia), João Azevêdo (Paraíba), Wellington Dias (Piauí) Camilo Santana (Ceará) e Wilson Lima (Amazonas) a participarem da live Global Citizen, no dia 25 de setembro. O evento vai reunir líderes de todo o mundo para discutir a crise climática.

“Os estados que vocês representam têm uma grande oportunidade de fazer história no combate às mudanças climáticas. Vocês vão se juntar a nós no #GlobalCitizenLive com compromissos de conservação e adaptação?”, questiona o tuíte.

Convite aceito

Em resposta, alguns dos governadores mencionados viram a oportunidade de compartilhar ações desenvolvidas em seus estados. “Estamos trabalhando para reduzir o desmatamento ilegal em 15% até o final de 2022, em comparação com 2019. Fico feliz com o convite e aberto para discutir alternativas para proteger nossas florestas e as pessoas que vivem nelas”, respondeu Wilson Lima, do Amazonas.

O governador ainda convida a banda para um encontro presencial. “Agora eu tenho um convite. Que tal a gente começar essa conversa aqui no Amazonas, com uma visita de vocês?” , disse. Já o governador do Ceará, Camilo Santana, afirma que “o Estado do Ceará está 100% comprometido com as ações climáticas e na preservação do meio ambiente. Pode contar conosco nessa luta, que deve ser de todos”.

Waldez Goes, do Amapá, aceitou ao convite feito pela banda e ressaltou que a única solução para a preservação do planeta é a união. “Para sobreviver, o mundo merece muito mais do que a humanidade oferece neste momento da história. Somente com um forte vínculo desenvolvido a partir da unificação global, seremos capazes de efetivamente iniciar uma nova era de restauração do planeta. A região amazônica está cumprindo seu dever. Conte conosco”, escreveu.

Fãs vão à loucura

Ainda nos comentários da publicação, dezenas de fãs da banda britânica foram à loucura e agradeceram pela iniciativa. “Coldplay, te amo! Salva o Brasil mesmo”, disse uma pessoa, enquanto outra lamentou: “Coldplay amo vocês, obrigado por tentarem ajudar, uma pena que uma parte do Brasil esteja sendo muito ingrata com isso”.

Outros internautas, no entanto, resolveram brincar com a menção aos governadores brasileiros. “Waldez mana, todo mundo sabe que tu é um pai pro Amapá, agora mete um convite no dm deles pedindo pra eles virem fazer um show em cima do fortaleza. Se eles não quiserem, fala que tu vai queimar a floresta ou que vai secar o rio Amazonas..”, brincou um amazonense em resposta ao governador do seu estado.

“Mark the governo of Minas Gerais too [Marquem o governo de Minas Gerais também]. Zema vem cá!”, escreveu um internauta mineiro, que marcou o governador de Minas, Romeu Zema, na publicação. Veja um pouco da repercussão.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!