‘Colômbia’ foi o mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips, diz PF

Dom Phillips e Bruno Pereira
Jornalista e indigenista desapareceram no dia 5 de junho de 2022 (Reprodução/Twitter + Bruno Jorge/Funai)

Rubens Villar Coelho, conhecido como Colômbia, é o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorridas no Vale do Javari, Amazonas, em junho de 2022. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23) pelo superintendente da Polícia Federal no estado, Alexandre Fontes.

Em outubro do ano passado, Colômbia havia sido posto em liberdade provisória após pagar fiança de R$ 15 mil. Em dezembro, no entanto, ele foi novamente preso pela PF por ter violado as condições impostas para o regime de liberdade.

Segundo a PF, as investigações apontaram indícios da participação de Rubens como mandante do crime. Fontes disse que o conjunto de provas, formado por diversos laudos periciais, permitiu à polícia apontar Colômbia como o mandante.

A investigação também concluiu que Colômbia tinha relação com Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, que hoje está preso e confessou participação nos assassinatos de Bruno e Dom.

O irmão de Amarildo, Oseney, e Jefferson da Silva Lima, o “Pelado da Dinha”, também estão presos por suspeita do crime.

“Temos provas que ele [Colômbia] fornecia as munições para o Jefferson e o Amarildo, as mesmas encontradas no caso. Ele pagou o advogado inicial de defesa do Amarildo”, disse o superintendente.

Investigações

Registros apontam para desentendimentos anteriores entre o ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Pereira e Pelado, que é suspeito de envolvimento com a pesca ilegal na região.

Segundo as investigações, Bruno e Dom foram emboscados e mortos depois que Bruno pediu a Dom que fotografasse o barco dos acusados, de forma a atestar a prática de pesca ilegal.

Bruno foi morto com três tiros – um deles pelas costas. Já Dom foi assassinado apenas por estar junto com Bruno no momento do crime.

Com Agência Brasil

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!