Com 52,87% dos votos válidos, Lula vence no 1º turno, diz pesquisa Quaest

Petista oficializa candidatura hoje (21) (Reprodução/@lula + @ricardostuckert/Instagram)

Em pesquisa realizada pela Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 52,87% das intenções de votos válidos. Com isso, o petista venceria no 1º turno das eleições para a Presidência.

Nesse mesmo cenário, Jair Bolsonaro (PL) ficaria em segundo, com 34,48% e Ciro Gomes (PDT) fecharia em terceiro, 8,04%. André Janones (Avante) marcaria 2,29%, Simone Tebet (MDB), 1,14% e Pablo Marçal (Pros): 1,14%.

Na simulação que considera votos brancos e nulos, Lula aparece com 46% na pesquisa estimulada, que é quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os presidenciáveis. Logo na sequência figura o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 30% das intenções de votos; Ciro Gomes (PDT) está na terceira colocação com 7%.

Mais atrás aparece André Janones (Avante), com 2%. Já Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros) estão com 1% cada. O restante dos presidenciáveis somam 0%. Esses candidatos ficam empatados pela margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento divulgado hoje não pode ser comparada com a anterior, feita pelo mesmo instituto. O motivo é que os cenários testados e os pré-candidatos mostrados aos eleitores são diferentes.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas de 27 estados, de modo presencial, entre os dias 2 e 5 de junho. De acordo com o instituto, o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-03552/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!