Como fazer Carteira de Trabalho Digital: Veja passo a passo simples

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Já está em funcionamento a versão virtual da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documento obrigatório para que um trabalhador seja contratado pelas empresas. Por isso, é importante que todos fiquem atentos em como fazer Carteira de Trabalho Digital. 

O aplicativo é disponibilizado pelo Governo Federal, e está disponível para celulares Android e iOS. Também é possível acessar o sistema pela internet, utilizando um navegador.

A versão eletrônica da Carteira de Trabalho reúne informações de todos os contratos do trabalhador, incluindo os mais antigos até os mais recentes. Além disso, também é possível fazer solicitações de seguro desemprego, FGTS ou abono salarial. 

Assim como o documento de papel, o app tem validade oficial.

O procedimento de como fazer Carteira de Trabalho Digital envolve algumas regras. Neste artigo, confira os principais cuidados nessa hora, além de um passo a passo que ensina como fazê-lo na prática. 

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

Versão digital da CTPS, a Carteira de Trabalho Digital está em um aplicativo disponível para dispositivos com sistema Android e iOS. Além disso, também é possível acessá-la pela internet. 

Esta é uma ferramenta onde o trabalhador irá acompanhar suas informações relacionadas à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

A versão digital foi consolidada pela Portaria Nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, substituindo o documento físico. A finalidade foi facilitar o acesso dos trabalhadores a essa documentação, de forma online. 

Este formato é válido desde o dia 24 de setembro de 2019. Assim, os trabalhadores que forem emitir a primeira via da Carteira de Trabalho já farão o procedimento digital. 

Além dos funcionários celetistas, empresas também devem entender como fazer a Carteira de Trabalho Digital. A razão é que contratações e demais atividades relativas aos trabalhadores também devem migrar para o ambiente digital.

Para ter acesso à Carteira de Trabalho Digital, primeiro, é necessário que o trabalhador realize um cadastro no sistema do Governo Federal, informando todos os dados profissionais. 

No próximo tópico, confira o passo a passo simples que ensina como fazer Carteira de Trabalho Digital, usando o site ou celular, pelo aplicativo CTPS Digital.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?

Existem duas formas de como fazer Carteira de Trabalho Digital. A primeira é pelo celular, através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. A segunda maneira é pelo computador, acessando o site do Governo Federal. 

Confira, abaixo, as duas maneiras de obter o registro.

Acessando o site da Carteira de Trabalho Virtual

Acessando o Portal Único de Serviços do Governo Federal, o trabalhador deve

informar o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e autenticar o login.

Em caso de ainda não ter o registro, será necessário fazer o cadastro. Para tanto, o procedimento é o seguinte: 

  1. Clicar no botão “Criar Conta”
  2. Preencher todos os campos solicitados, com os dados do trabalhador
  3. Posteriormente, ativar o cadastro, que pode ser por email ou SMS no celular
  4. Uma mensagem será enviada para que uma senha seja cadastrada

Feito o cadastro no Portal Único de serviços, é possível prosseguir à etapa de como fazer Carteira de Trabalho Digital. Ela também é acessada pelo Portal Único de Serviços, e o passo a passo é o seguinte:

  1. Clicar no ícone Carteira de Trabalho Digital
  2. Depois, escolher a opção “Solicitar”
  3. Com o cadastro realizado, o sistema irá solicitar a senha de acesso
  4. Seguir todas as orientações e pronto

Após o trabalhador cumprir todos os requisitos, a Carteira de Trabalho estará disponível. Para acessá-la, é só clicar no ícone que aparece no site do Portal Único de Serviços. 

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital pelo Celular

Para saber como fazer Carteira de Trabalho Digital pelo celular, é preciso baixar o app “Carteira de Trabalho Digital”. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS

É preciso ter atenção, pois o autor do aplicativo é “Governo do Brasil”. Há casos de aplicativos falsos que imitam o app oficial, é preciso ficar atento a este detalhe para evitar riscos de roubo de dados e outras falhas de segurança. 

Após a instalação, é preciso criar um cadastro. Acesse a opção “Crie sua Conta” no aplicativo, e siga os próximos passos para concluir o processo de como fazer Carteira de Trabalho Digital:

  1. Escolher uma das opções para registro no sistema. Uma das alternativas é o número do CPF. 
  2. Na página seguinte, o trabalhador informa o seu CPF e nome completo.
  3. Os termos de serviço e a verificação de segurança devem ser aceitos.
  4. Clicar em “Avançar”.
  5. Responder as perguntas.
  6. Tocar em “Avançar”.
  7. Informar o destino do código de verificação, escolhendo por SMS ou email.
  8. Digitar o código de verificação. 
  9. Clicar novamente em “Avançar”.
  10. Escolher “Concluir”.

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital, os passos são:

  1. Escolher “Acesse sua conta” e informar o CPF.
  2. Clicar em “Avançar”.
  3. Digitar a senha e clicar no botão “Entrar”. 
  4. Autorizar o uso dos dados pessoais no App.

Pronto, a Carteira de Trabalho Digital está disponível. No app, também é possível compartilhar os dados com contatos profissionais, parentes ou amigos. 

Jonas Rocha[email protected]

Graduando de Publicidade e Propaganda na Una com atuação focada em social media, fotografia e produção audiovisual no BHAZ.

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