Já está em funcionamento a versão virtual da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documento obrigatório para que um trabalhador seja contratado pelas empresas. Por isso, é importante que todos fiquem atentos em como fazer Carteira de Trabalho Digital.
O aplicativo é disponibilizado pelo Governo Federal, e está disponível para celulares Android e iOS. Também é possível acessar o sistema pela internet, utilizando um navegador.
A versão eletrônica da Carteira de Trabalho reúne informações de todos os contratos do trabalhador, incluindo os mais antigos até os mais recentes. Além disso, também é possível fazer solicitações de seguro desemprego, FGTS ou abono salarial.
Assim como o documento de papel, o app tem validade oficial.
O procedimento de como fazer Carteira de Trabalho Digital envolve algumas regras. Neste artigo, confira os principais cuidados nessa hora, além de um passo a passo que ensina como fazê-lo na prática.
O que é a Carteira de Trabalho Digital?
Versão digital da CTPS, a Carteira de Trabalho Digital está em um aplicativo disponível para dispositivos com sistema Android e iOS. Além disso, também é possível acessá-la pela internet.
Esta é uma ferramenta onde o trabalhador irá acompanhar suas informações relacionadas à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A versão digital foi consolidada pela Portaria Nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, substituindo o documento físico. A finalidade foi facilitar o acesso dos trabalhadores a essa documentação, de forma online.
Este formato é válido desde o dia 24 de setembro de 2019. Assim, os trabalhadores que forem emitir a primeira via da Carteira de Trabalho já farão o procedimento digital.
Além dos funcionários celetistas, empresas também devem entender como fazer a Carteira de Trabalho Digital. A razão é que contratações e demais atividades relativas aos trabalhadores também devem migrar para o ambiente digital.
Para ter acesso à Carteira de Trabalho Digital, primeiro, é necessário que o trabalhador realize um cadastro no sistema do Governo Federal, informando todos os dados profissionais.
No próximo tópico, confira o passo a passo simples que ensina como fazer Carteira de Trabalho Digital, usando o site ou celular, pelo aplicativo CTPS Digital.
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital?
Existem duas formas de como fazer Carteira de Trabalho Digital. A primeira é pelo celular, através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. A segunda maneira é pelo computador, acessando o site do Governo Federal.
Confira, abaixo, as duas maneiras de obter o registro.
Acessando o site da Carteira de Trabalho Virtual
Acessando o Portal Único de Serviços do Governo Federal, o trabalhador deve
informar o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e autenticar o login.
Em caso de ainda não ter o registro, será necessário fazer o cadastro. Para tanto, o procedimento é o seguinte:
- Clicar no botão “Criar Conta”
- Preencher todos os campos solicitados, com os dados do trabalhador
- Posteriormente, ativar o cadastro, que pode ser por email ou SMS no celular
- Uma mensagem será enviada para que uma senha seja cadastrada
Feito o cadastro no Portal Único de serviços, é possível prosseguir à etapa de como fazer Carteira de Trabalho Digital. Ela também é acessada pelo Portal Único de Serviços, e o passo a passo é o seguinte:
- Clicar no ícone Carteira de Trabalho Digital
- Depois, escolher a opção “Solicitar”
- Com o cadastro realizado, o sistema irá solicitar a senha de acesso
- Seguir todas as orientações e pronto
Após o trabalhador cumprir todos os requisitos, a Carteira de Trabalho estará disponível. Para acessá-la, é só clicar no ícone que aparece no site do Portal Único de Serviços.
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital pelo Celular
Para saber como fazer Carteira de Trabalho Digital pelo celular, é preciso baixar o app “Carteira de Trabalho Digital”. Ele está disponível para dispositivos Android e iOS.
É preciso ter atenção, pois o autor do aplicativo é “Governo do Brasil”. Há casos de aplicativos falsos que imitam o app oficial, é preciso ficar atento a este detalhe para evitar riscos de roubo de dados e outras falhas de segurança.
Após a instalação, é preciso criar um cadastro. Acesse a opção “Crie sua Conta” no aplicativo, e siga os próximos passos para concluir o processo de como fazer Carteira de Trabalho Digital:
- Escolher uma das opções para registro no sistema. Uma das alternativas é o número do CPF.
- Na página seguinte, o trabalhador informa o seu CPF e nome completo.
- Os termos de serviço e a verificação de segurança devem ser aceitos.
- Clicar em “Avançar”.
- Responder as perguntas.
- Tocar em “Avançar”.
- Informar o destino do código de verificação, escolhendo por SMS ou email.
- Digitar o código de verificação.
- Clicar novamente em “Avançar”.
- Escolher “Concluir”.
Para acessar a Carteira de Trabalho Digital, os passos são:
- Escolher “Acesse sua conta” e informar o CPF.
- Clicar em “Avançar”.
- Digitar a senha e clicar no botão “Entrar”.
- Autorizar o uso dos dados pessoais no App.
Pronto, a Carteira de Trabalho Digital está disponível. No app, também é possível compartilhar os dados com contatos profissionais, parentes ou amigos.