Olho na folga! Confira a lista de feriados nacionais e municipais em 2022

feriados 2022
Entre feriados nacionais e municipais e pontos facultativos, belo-horizontino terá mais de dez oportunidades de descanso (Agência Brasil/Divulgação)

Com a chegada do novo ano, vem também um dos principais interesses dos brasileiros nesta época: saber quando serão os feriados de 2022. Muitos já começam a planejar as viagens e se preparar para alguns dias de descanso. E este ano, entre os feriados nacionais, municipais e datas com ponto facultativo, o belo-horizontino terá mais de 10 oportunidades.

A notícia não tão boa é que 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado: A Paixão de Cristo, dia 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira, podendo ser emendado com o fim de semana. Além disso, outras três datas serão celebradas em fins de semana e, por isso, podem atrapalhar os planos de quem contava com uma folga em dias úteis.

Em Belo Horizonte, ainda se somam outras duas datas – que devem agradar muita gente. É que ambas cairão bem perto de fins de semana: uma na segunda e outra na sexta-feira. Confira a lista completa abaixo.

Feriados nacionais

A portaria do Ministério da Economia, que estabelece os dias de descanso no âmbito da administração pública federal, foi publicada no último dia 22 de dezembro no Diário Oficial da União. A lista prevê três feriados nacionais celebrados nos fins de semana em 2022. O primeiro deles já é hoje (1º), data que marca a celebração do Ano Novo e o dia da Confraternização Universal.

Também cairão em fins de semana o Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro). Ambos serão no domingo este ano. Além desses, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes) e 7 de Setembro (Independência do Brasil). Esses serão na quinta e na quarta-feira, respectivamente.

No segundo semestre, há ainda os feriados de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, quarta-feira), Finados (2 de novembro, quarta-feira) e Proclamação da República (15 de novembro, terça-feira). Na lista do Ministério da Economia também estão os pontos facultativos de 16 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

feriados 2022
Lista prevê feriados e datas com ponto facultativo em 2022 (Agência Brasil/Divulgação)

Feriados de BH

Além das datas acima, os belo-horizontinos ainda terão dois feriados municipais em 2022. São eles o Dia da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto – que, neste ano, será em uma quinta-feira – e o Dia de Nossa Senhora da Conceição – 9 de dezembro, sexta-feira.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!