Conselho de Enfermagem critica Bruna Marquezine por usar fantasia de ‘enfermeira sexy’

bruna-marquezine-fantasia-enfermeira
Bruna Marquezine se fantasiou de enfermeira para comemorar o Halloween (Reprodução/@siteptbr/Twitter)

O Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) criticou a atriz Bruna Marquezine por ela ter usado uma fantasia de enfermeira nas festividades de Halloween. A artista compartilhou, nessa segunda-feira (1º), fotos usando roupas que fazem referência à profissão. Por conta disso, vários internautas desaprovaram, dizendo ser um desrespeito à categoria de trabalhadores.

Nessa terça-feira (2), o conselho afirmou que esse tipo de fantasia desvaloriza o profissionalismo da enfermagem. “É inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de Halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”.

“O tema já foi alvo de intervenções do Coren-SP por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual”, disseram.

Incentivo à sexualização da categoria

Segundo o Coren-SP, a mídia chamou a fantasia usada por Bruna de “enfermeira sexy”. O Conselho Regional de Enfermagem ainda citou outras figuras públicas que também fizeram utilizaram a profissão como fantasia, sendo elas Cátia Damasceno e Thais Massa.

“Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma”.

O conselho ainda defendeu que todo o humor e diversão são válidos, “desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem”. Leia o comunicado completo:

Fantasia divide opiniões da web

Bruna Marquezine ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas não deixou registros da fantasia de Halloween em suas redes sociais, ao contrário da caracterização anterior – de bruxa – feita pela atriz. Enquanto isso, os internautas ficaram com as opiniões divididas sobre o assunto:

“Conselho de Enfermagem vulgo COREN, ao invés de fazer algo pela classe que só toma no cool e recebe um salário medíocre, está se preocupando em criticar a Bruna Marquezine”, disse uma internauta.

Uma outra pessoa pediu: “E a Bruna Marquezine que se vestiu de Enfermeira Sexy para o Halloween. Pelo amor de Deus não façam isso. Isso só promove a manutenção de estereótipos sobre a profissão e são entraves para a valorização dos profissionais de enfermagem”.

‘Não têm mais nada para fazer não?’

“Imagina se a sexualização das enfermeiras fosse só porque a Bruna Marquezine se fantasiou, pelo amor de Deus vocês não têm mais nada para fazer não?”, questionou uma terceira pessoa. Confira um pouco da discussão envolvendo o nome da atriz, que chegou a ficar entre os assuntos mais comentados:

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!