Corpo de homem é encontrado em freezer cinco dias após desaparecimento em Santa Catarina

Valdemir Hoeckler
Cadáver estava com uma sacola plástica na cabeça (Reprodução/Redes sociais)

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga as circunstâncias que levaram ao desaparecimento e à morte de um homem de 52 anos. O corpo do motorista Valdemir Hoeckler foi encontrado dentro de um freezer, na casa em que ele vivia em Lacerdópolis, cidade com pouco mais de 2 mil habitantes.

A Polícia Militar recebeu a informação do desaparecimento de Valdemir ainda na terça-feira (15) horas depois de familiares e amigos sentirem falta dele.

De acordo com o delegado Gilmar Antônio Bonamigo, a cidade de Lacerdópolis completaria 40 anos sem registrar nenhum homicídio.

Desaparecimento

Uma intensa mobilização se formou em busca do paradeiro do motorista, com equipes da PM, Corpo de Bombeiros e moradores voluntários. Os grupos realizaram buscas na região da Linha São Roque, onde ele morava, mas não encontraram nada. Pedidos de ajuda também foram publicados nas redes sociais.

Em entrevista à rádio Capinzal, o delegado Gilmar Antônio Bonamigo falou sobre o depoimento da esposa da vítima, Claudia Hoeckler, a respeito dos últimos momentos em que o marido teria sido visto.

Inicialmente, ela contou que saiu de casa no fim da tarde de segunda-feira (15) para um encontro com colegas de trabalho e deixou Valdemir Hoeckler em casa. O homem, que trabalhava como motorista, sairia mais tarde para trabalhar no turno da noite.

Depois de dias de buscas sem sucesso, os policiais voltaram a conversar com Claudia. “Ela estava tranquila, respondeu tudo, mas ficaram alguns questionamentos em aberto. Ela concordou em submeter-se a exame de corpo de delito, que mostrou que apresentava lesões pelo corpo, possivelmente de uma luta corporal”, explica o delegado.

Corpo encontrado no freezer

A mulher ainda disponibilizou a casa para uma perícia da Polícia Civil, agendada para o sábado (19). No entanto, ainda segundo Gilmar Bonamigo, horas antes os advogados dela informaram que Claudia teria passado mal.

A equipe policial apurou que a mulher não havia dado entrada em nenhuma instituição de saúde, e sim fugido para a cidade de Concórdia, trancando a casa. Outras informações repassadas por vizinhos também teriam sinalizado a possibilidade de que o corpo poderia estar dentro do imóvel, inclusive dentro do freezer.

Os policiais decidiram entrar no local e encontraram o corpo no freezer da casa. De acordo com o delegado, o cadáver de Valdemir Hoeckler estava com uma sacola plástica na cabeça, sem sinais de mutilação, e por baixo de garrafas de refrigerante.

A bebida ainda teria sido servida por um vizinho aos bombeiros que fizeram as primeiras buscas no imóvel.

Esposa é suspeita

Com a fuga e o corpo de Valdemir Hoeckler encontrado, Claudia passou a ser considerada suspeita de homicídio e ocultação de cadáver. A mulher de 40 anos concedeu uma entrevista ao canal Beto Ribeiro no YouTube, confessando ter matado o marido após sofrer várias agressões e ameaças de morte.

Ela contou que o marido abusou física e psicologicamente dela por anos e que cometeu o crime como forma de se defender. Claudia Hoeckler disse que deu medicamentos para Valdemir dormir, colocou uma sacola na cabeça dele, segurou boca e nariz e o asfixiou. Em seguida, usou um lençol para arrastá-lo até o freezer.

“Eu vou ser presa, vou pra cadeia, mas nunca me senti tão livre”, declarou na entrevista. Ela deve se apresentar à Polícia Civil ainda nesta segunda-feira (21). O BHAZ questionou a corporação sobre o andamento da investigação e aguarda retorno.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!