Covid: taxa de transmissão no Brasil é a menor em 10 meses, diz estudo

Rua na pandemia
Cada cem pessoas contaminadas transmitem o vírus a outras 81 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Por Juliana Contaifer

Segundo o levantamento semanal do Imperial College de Londres, a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil atingiu o menor nível desde novembro de 2020, e chegou a 0,81. O número mostra que cada cem pessoas contaminadas transmitem o vírus a outras 81.

Há 10 meses, o índice era de 0,68. Quando a taxa está abaixo de 1, há uma tendência de estabilização dos casos. Os números brasileiros vêm caindo nas últimas semanas, e está menor do que 1 desde o final de agosto.

O índice divulgado é nacional, ou seja, não considera a situação de cada estado frente à pandemia. O número depende também da qualidade da vigilância epidemiológica de cada país. A projeção do Imperial College prevê ainda 2.760 mortes por Covid-19 até o final da semana, o que também indica uma queda: na última semana, foram 3.176 óbitos registrados.

Leia outras reportagens do Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!