O relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Pirâmides Financeiras, que investigou, entre outros crimes, as denúncias de fraude na agência de viagens 123milhas, revela que a empresa fez quatro transferências aos sócios pouco mais de duas semanas antes da crise. Ao todo, o montante chega a mais R$ 10 milhões.
“Foram identificadas operações financeiras a débito das contas da 123milhas ou de pessoas físicas que a orbitam que sugerem proteção de patrimônio, considerando-se que as saídas foram realizadas em data próxima ao pedido de recuperação judicial da empresa”, diz o documento.
O relatório do deputado Ricardo Silva (PSD/SP) traz detalhes das movimentações bancárias da empresa mineira em meio a crise. Segundo o documento, foram beneficiados, em 31 de julho, os sócios Ramiro Julio Soares Madureira, Augusto Julio Soares Madureira, o pai deles, José Augusto Madureira, e a dona do Hotmilhas, Tânia Silva Santos Madureira.
“A análise revela que existem contas bancárias da 123milhas que são superavitárias e contas que são deficitárias, tendo como referência as entradas e saídas relacionadas à atividade típica da empresa. Ademais, há volume expressivo de repasses entre as contas e para empresas do mesmo grupo econômico, especialmente para/da Hotmilhas”, acrescentou o deputado no documento.
O BHAZ procurou a empresa para solicitar um posicionamento sobre o relatório final da CPI e aguarda o retorno.
CPI pede indiciamento dos sócios
Na segunda-feira (9), a CPI das Pirâmides Financeiras aprovou por unanimidade o indiciamento de 45 pessoas por “fortes indícios” de participação em esquemas de pirâmide financeira e pela prática de crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta, entre outros.
Entre os indiciados estão os sócios da 123milhas, agência de viagens que entrou com pedido de recuperação judicial em agosto deste ano na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A comissão pediu o indiciamento de oito sócios da 123milhas, incluindo Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, ouvidos pela CPI. Segundo o relator, a 123milhas não se mostrou uma empresa de intermediação de milhas, mas uma empresa “que dá prejuízo”.
“Essa empresa nunca daria certo. Eles mantinham a empresa aberta atraindo mais pessoas com gastos vultosos em publicidade, chegando à casa de bilhão, e também com empréstimos bancários, num clássico esquema de pirâmide”, destacou Silva.
O que diz a 123milhas?
Em nota enviada ao BHAZ, a 123milhas “nega veementemente que tenha atuado como pirâmide financeira ou que sua atuação possa sequer ser comparada à de uma instituição financeira” e questiona as informações apresentadas pelo relatório da CPI.
“É leviana ainda a afirmação de que sócios e parentes realizaram movimentações financeiras ilícitas ou ocultação de patrimônio, assim como as acusações infundadas sobre as condições financeiras da empresa nos últimos quatro anos. Seus balanços, declarações fiscais sempre foram transparentes, legítimos e regulares”, disse a empresa (leia na íntegra abaixo).
Nota da 123milhas na íntegra
A 123milhas nega veementemente que tenha atuado como pirâmide financeira ou que sua atuação possa sequer ser comparada à de uma instituição financeira. A 123milhas atua há mais de 14 anos no mercado de viagens e turismo e realizou mais de 18 milhões de embarques ao longo de sua existência, tendo sido responsável, em 2021, por 10% de todos os embarques realizados no Brasil.
É leviana ainda a afirmação de que sócios e parentes realizaram movimentações financeiras ilícitas ou ocultação de patrimônio, assim como as acusações infundadas sobre as condições financeiras da empresa nos últimos quatro anos. Seus balanços, declarações fiscais sempre foram transparentes, legítimos e regulares.
A 123milhas informa ainda que:
- O produto PROMO foi criado pela 123milhas no final de 2021, período em que a empresa tinha disponibilidade de caixa superior a R$ 100 milhões (100 milhões de reais), como provam os documentos entregues à Justiça. A 123milhas ressalta, ainda, que mais de 300 mil pessoas viajaram com passagens adquiridas da linha PROMO.
- A empresa sempre dispôs de crédito e boa relação com as instituições bancárias, sem qualquer registro de empréstimos ou tomadas de valores atípicos para suas operações.
- Os gestores da 123milhas estão, em cooperação com autoridades do Judiciário e do Executivo, construindo um plano de recuperação de suas atividades para viabilizar, no menor tempo possível, o cumprimento de todos os compromissos com credores e o restabelecimento da normalidade de suas atividades.