‘Brinco na escola sozinho’: Criança autista pede amigos em cartinha para o Papai Noel

Miguel, primeiro à esquerda, foi o responsável pela carta (Facebook/Reprodução)

Os pedidos das crianças na época de Natal são os mais variados possíveis, porém, a maioria quer brinquedos. Miguel Castro, de 12 anos, tem autismo leve e fez uma carta diferente ao Papai Noel. Ele quer ter amigos.

A cartinha emocionou Cristina de Kastro Silva Souza, mãe de Miguel, que compartilhou a história em seu perfil pessoal do Facebook.

Leia a carta de Miguel na íntegra:

“Meu nome é Miguel, tenho 12 anos e sou autista de grau leve. O que eu mais desejo ganhar de presente de Natal são AMIGOS.

Brinco na escola sozinho, pois as crianças me odeiam por ser diferente. Além disso, não gosto de muito barulho, pois me deixa desorientado.

Por causa da minha condição, sofro bullying e não sou respeitado pelos colegas. Meus pais dizem que sou muito inteligente  especial. Por que as outras pessoas não respeitam as outras que são diferentes?”

Pela rede social, a mãe de Miguel desabafou. “Esta carta meu filho escreveu hoje para o papai Noel. Se as crianças fossem ensinadas a ser tolerantes com as outras tachadas de diferentes, aprendessem a respeitar e a amar os colegas com suas dificuldades de se adaptar socialmente, tenho certeza que elas veriam o colega com outro olhos”, escreveu Cristina.

Ela pede mais compreensão e tolerância. “Elas [as crianças] veriam como eles [os outros colegas] são doces e carinhosos, iriam perceber que eles precisam de carinho, atenção, ajuda e principalmente de amor”.

Miguel e o irmão gêmeo, que não tem autismo, estudam juntos nas mesma turma desde os 6 anos. Desde que entrou na escola, o pequeno é excluído pelos colegas de sala.

A mãe de Miguel pediu para todos compartilhassem a carta, para que alguns “pais se sintam tocados e passem a ensinar a seus filhos à tolerância e o amor ao próximo”. A postagem viralizou e já teve mais de 60 mil compartilhamentos desde o dia que divulgada, na última sexta-feira (21).

Veja a postagem:

Amigos de Miguel

Cristina criou a página “Amigos de Miguel” para as pessoas que se sentiram tocadas com a cartinha e queiram deixar mensagens para o garoto.

A ideia funcionou e muitas pessoas já mandaram mensagens. “Oi Miguel, tudo bem? Eu não te conheço, mas me comovi muito com a sua carta. Sinta-se querido e amado por mim e pelo meu filho, será um privilégio ser sua amiga. Não fique triste pelas pessoas que te rodeiam hoje, quem perde são elas de não terem você!”, escreveu Tatiane Santana.

“Olá Miguel, tudo bem? Posso ser sua amiga? Deus te abençoe muito, que você seja imensamente feliz na sua vida. Um Feliz Natal para você e sua família”, disse Daniele Ciorlin.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!