Crise energética: 4 em cada 10 reservatórios de hidrelétricas estão com nível abaixo de 20%

reservatório hidrelétrica
Ao todo, 16 barragens estão no limite da reserva. Duas já foram completamente zeradas (Vinícius Schmidt/Metrópoles)

A crise hídrica tem se agravado, e os níveis dos reservatórios apresentam volume útil cada vez mais baixo, o que leva o governo a se preocupar com a capacidade de manter a geração no patamar necessário.

Ao todo, barragens de 16 usinas estão com menos de 20% do volume total. Isso significa que 41% dos 39 reservatórios encontram-se com o armazenamento de água abaixo de um quinto da capacidade. Os dados foram analisados pela reportagem com base na medição do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Para o leitor ter dimensão de como a estiagem se agravou e tem castigado as reservas, em maio o Metrópoles mostrou que 25% dos reservatórios de hidrelétricas operavam com nível abaixo de 30%. Dez dos 39 estavam no limite da reserva.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!