Pesquisar
Close this search box.

Onda de calor: saiba quais cuidados tomar durante período de temperaturas extremas

Por

calor extremo cuidados
Minas Gerais e outros 8 estados estão em aviso vermelho (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais e outros 14 estados estão sob alerta de calor extremo nas próximas duas semanas, o que exige uma série de cuidados para preservar a saúde física. Segundo o instituto de meteorologia MetSul, as temperaturas podem chegar a 45ºC e representam risco à vida, principalmente para população vulnerável, como enfermos e idosos.

Entre as orientações de especialistas diante de um período de calor extremo, a primeira e mais importante é: beber muita água. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Confira outras dicas:

  • Usar roupas folgadas e leves
  • Proteger-se contra queimaduras solares
  • Ao ar livre, use chapéu de abas largas e óculos de sol
  • Não permanecer em um carro estacionado sob o sol
  • Atenção aos sinais e sintomas da insolação, como estado mental confuso, fala arrastada, delírio, convulsões, alteração na sudorese, náusea, vomito, dores de cabeça, pele avermelhada, respiração rápida e superficial. O pulso atinge frequência cardíaca de corrida.

Estresse ao calor

Além do mau estar físico, especialistas da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) explicam que manter o corpo em 36ºC é o ideal para evitar o chamado estresse térmico.

“O termo estresse ao calor é quando o corpo é exposto a altas temperaturas, que poderiam elevar o organismo até 40ºC, um limiar crítico para o corpo. Quando o organismo atinge esses 40ºC, os órgãos podem começar a disfuncionar ou até parar de funcionar, e levar a pessoa à morte. Por isso, se proteger do calor e investir em Políticas Públicas ambientais é essencial”, explica o médico da família, Enrique Barros.

Segundo o especialista, o estresse por calor pode ser mais grave em pessoas com doenças crônicas, pessoas que tomam remédios que podem afetar a adaptação ao calor extremo, além de idosos e crianças. A médica Mayara Floss reforça que beber bastante água é essencial.

“Os sintomas do estresse por calor podem ser: dor de cabeça, tontura e confusão, perda de apetite e sentir-se ‘fraco’, transpiração excessiva e pele pálida e pegajosa, cãibras nos braços e pernas, aumento da frequência respiratória ou cardíaca, pressão baixa, temperatura corporal de 38°C ou acima, sede intensa”, explica.

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ