Ministro Dias Toffoli suspende decisão que poderia dar liberdade a Lula

(Fotos: Agência Brasil/Divulgação)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio Mello que determinou a soltura de todos os presos que tiveram a condenação confirmada pela segunda instância da Justiça. A decisão de Toffoli é válida até 10 de abril de 2019. O ministro atendeu a um pedido de suspensão liminar feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Fato que dá continuidade à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início da tarde, Marco Aurélio Mello concedeu a liminar determinando a suspensão de todas as prisões em segunda instância e que ainda não têm sentenças em trânsito e julgado. Com isso, Lula, que foi sentenciado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), poderia deixar a prisão. O petista está preso em Curitiba desde 7 de abril. Somente o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, poderia cassar a liminar.

A decisão de Mello poderia beneficiar mais de 160 mil presos que se encontram na mesma situação no país.

 

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!