Governador reeleito, Eduardo Leite leva namorado à cerimônia de posse no RS: ‘Histórico’

eduardo leite leva namorado à posse
Internautas elogiaram representatividade do ato à comunidade LGBTQIA+ (Reprodução/Maurício Tonetto)

O governador reeleito no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), repercutiu ao levar o namorado à cerimônia de posse na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (1º).

O parlamentar é um dos mais jovens da história do estado e o primeiro governador brasileiro abertamente homossexual. Ele chegou ao evento acompanhado dos pais e do médico Thalis Bolzan, o que muitos consideraram uma atitude simbólica para a comunidade LGBTQIA+.

“E o Eduardo Leite que levou o namorado, junto aos pais, pra sua posse. Isso é histórico. Independentemente de posição política isso me emociona. Jamais imaginei essa cena”, escreveu uma pessoa no Twitter.

Nas redes sociais, internautas que apoiam o relacionamento já chamam Thalis de “primeiro-cavalheiro”.

Eduardo Leite e Thalis Bolzan (Reprodução/@eduardoleite45/Instagram)

Quem é Eduardo Leite?

Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite tem 37 anos, e é natural de Pelotas (RS). Bacharel em direito pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), ele já foi vereador e prefeito da cidade natal. Depois disso, foi eleito governador do Estado e cumpriu o mandato 2019 e 2022.

O tucano é apoiado pelo MDB e Cidadania, que compõe federação com o PSDB, além de PSD, União Brasil e Podemos.

Em 2018, foi eleito governador do Rio Grande do Sul no segundo turno com 53% dos votos válidos, contra o então governador José Ivo Sartori.

Em março deste ano, Leite renunciou ao cargo de governador mesmo após ter perdido as prévias do PSDB à Presidência para João Doria. O adversário acabou desistindo de disputar o cargo e o partido decidiu apoiar Simone Tebet (MDB). Com isso, Leite decidiu iniciar a corrida pela reeleição.

As principais propostas do candidato são voltadas ao investimento na educação. De acordo com o programa de governo de Leite, a área deve receber um aporte de R$ 1,3 bilhão. Além disso, outras pontos são centrais na campanha, como saúde, combate à pobreza, apoio ao agronegócio e crescimento em inovação.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!