Enem 2016: Intolerância religiosa é tema da redação

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, por meio da conta no Twitter, o tema da redação do Enem 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. A publicação foi feita às 13h30, logo após o início da segunda etapa do exame, realizada nesse domingo (6).


A redação é uma das seções do exame mais temidas pelos alunos e mais comentadas por professores devido ao peso que representa na média da nota.

Além da redação, os candidatos têm pela frente, nesse segundo dia de prova, questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática.

O tempo para a realização do exame é de cinco horas e 30 minutos. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, no horário de Brasília.

Polêmica na internet

O tema escolhido, intolerância religiosa, criou polêmica nas redes sociais. Assim que o Inep o anunciou, a prova virou o assunto mais comentado nas redes sociais. No twitter, #ComeceARedaçãoCom lidera a lista de trend toppics. O assunto também aparece nos top 10 da rede social.

Nas redes, muitos usuários citam questões políticas como a influência da bancada evangélica no Congresso Nacional e mesmo a eleição de candidatos no pleito municipal ligados às igrejas evangélicas. Alguns citam políticos como casos de intolerância.

Outros saem em defesa: “sobre Intolerância Religiosa: sim, o Estado é (ou deveria ser) laico, mas laico não significa anti-religioso, ok? ok”, diz usuário.

“Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa. Tema bom, porém polêmico”, diz usuária do Twitter. “Uma dica: Intolerância Religiosa atacando Intolerância Religiosa estará errado!”, aconselha outra usuária.

Com Agência Brasil *Atualizado às 17h50 deste domingo (6).

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!