Enfermeira injeta seringa sem aplicar vacina contra Covid-19 em criança e gera revolta

enfermeira injeta seringa mas não aplica vacina covid criança Taubaté sp
Criança estava ansiosa pela vacina (Reprodução/O Vale/ Youtube)

Nessa terça-feira (25), ao levar o filho de 11 anos para se imunizar contra a Covid-19, Paola Dino flagrou a enfermeira injetando a seringa no braço do garoto sem aplicar a vacina. Coincidentemente, a mãe registrou o momento em vídeo, e a constatação foi feita por meio da filmagem. O caso aconteceu na unidade de saúde do Jardim Mourisco, em Taubaté, no interior de São Paulo.

Ao G1, a mãe disse que filho estava ansioso pela vacina. Ao perceber que a enfermeira havia retirado a seringa sem apertar o êmbolo para aplicar o imunizante, ela alertou a equipe de saúde. “Eu sou mãe e surda. Se não fosse esse vídeo, ninguém iria acreditar em mim”, relata Paola Dino.

Ela realizou a filmagem à pedido da filha mais nova. “Foi minha filha de 9 anos que me pediu para gravar um vídeo. Ainda bem que gravei, na hora de aplicar eu vi o que aconteceu. Mas eu sou mãe igual uma leoa. Os pais têm que ficar alerta”, recomenda a mãe.

Após comprovação por meio da gravação que o garoto não havia recebido a vacina, ele recebeu a dose corretamente.

‘Situação pontual’

A Prefeitura de Taubaté chamou a situação de “pontual” e disse que já está tomando providências administrativas sobre o caso. Segundo a administração municipal, toda a equipe de enfermagem de todas as unidades envolvidas na vacinação das crianças recebeu orientações sobre os procedimentos técnicos para aplicação da vacina. “Esta estratégia é rotina a cada alteração da grade vacinal atendida, para fins de reforçar todos os cuidados necessários”, disse em nota (leia na íntegra abaixo).

Nota da Prefeitura de Taubaté na íntegra

“A Prefeitura de Taubaté esclarece que, antes de iniciar a campanha para esta faixa etária, toda equipe de enfermagem das 7 unidades envolvidas na vacinação das crianças recebeu orientação, de maneira pessoal e por escrito, sobre os procedimentos técnicos para aplicação da vacina. Ressaltamos que esta estratégia é rotina a cada alteração da grade vacinal atendida, para fins de reforçar todos os cuidados necessários.

Informamos, ainda, que esta situação foi pontual e estamos tomando providências administrativas sobre o caso. Vale salientar que a criança não saiu da unidade sem a vacina, ela recebeu a dose no momento em que foi constatada a falha.

A administração municipal reforça que a vacinação é segura e que a enfermagem trabalha sempre em equipes nas salas de vacina. Taubaté está com índice alto de vacinação, e apesar do número de casos estar crescendo em todo país, houve uma diminuição no número de óbitos e casos graves, reforçando que a estratégia de vacinação está sendo eficaz”.

Edição: Vitor Fernandes

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!