‘O terror das feministas’: Estudantes fazem ‘pose nazista’ em foto e pedem desculpas após polêmica

Facebook/Reprodução

Estudantes da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá (MT), postaram uma foto com a legenda “o terror das feministas”, com uma pose que remete ao nazismo. Após a repercussão negativa e advertência da instituição, os jovens precisaram postar um vídeo, nessa segunda-feira (26), pedindo desculpas pelo ato.

A foto foi postada no último sábado (25) e causou grande repercussão dentro da escola e fora do local, após ser espalhada pelas redes sociais. Os pais dos alunos, que têm entre 16 e 17 anos, foram chamados até a escola, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi acionada e os jovens advertidos.

Por meio de nota, a Seduc disse que “repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito, que a educação estadual tem como missão o desenvolvimento da Cultura da Paz nas escolas”. O órgão ainda destacou que “o Liceu Cuiabano é referência na educação pública e há 139 atua na formação dos jovens”.

O ano letivo termina somente no dia 21 de dezembro, contudo, os estudantes sofreram diversas ameaças e vão voltar às aulas apenas no ano que vem. A medida tem como objetivo garantir a integridade físicas dos adolescentes.

‘Mal-entendido’ e pedido de desculpas

De acordo com o G1, a direção da escola informou que os pais ficaram muito constrangidos com a atitude dos filhos. A ideia do vídeo partiu dos próprios alunos e dos pais. A mensagem com todos os envolvidos foi postada na página escola.

No vídeo, um dos estudantes diz que a pose foi mal interpretada. “Muita gente está levando para o lado do nazismo, mas essa não era a nossa intenção, era simular o juramento da formatura”.

Outro aluno pede desculpas e reconhece o erro que cometeram. “Foi um erro. Não tivemos a intenção de criticar ninguém, nem denegrir nenhuma raça. Não temos esse direito. Pedimos que nos perdoem”.

A foto foi tirada há três meses, em um ensaio fotográfico para a formatura do terceiro ano do ensino médio.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!