Ex-atriz da Globo diz que recebe ‘esmola’ por reprises de novelas

Maria Zilda atriz globo novela
Maria Zilda, ex-atriz da Globo, revela quando recebeu pela reprise de Selva de Pedra (Twitter/Reprodução)

A atriz Maria Zilda, que fez sucesso em novelas nos anos 80, já está aposentada e tem feito lives com seus colegas de profissão durante o isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus. Zilda enfrenta uma doença degenerativa no olho, e relevou alguns segredos da TV Globo. Durante live com a atriz Elizângela, ela criticou o valor recebido por reprises.

A ex-Global resolver contar ao vivo o quanto recebeu pela reprise de “Selva de Pedra”, no canal fechado Viva, da Globosat. De acordo com ela, foram pagos R$ 237,40 por toda a exibição. “O Viva não paga, o Viva dá uma esmola”, concordou Elizângela.

Zilda explicou que, pela lei, os atores deveriam ganhar 10% de todo o salário que receberam durante um ano fazendo a novela. Contudo, Elizângela lembrou que a TV Globo coloca a exibição no Viva com uma venda, mesmo sendo do mesmo grupo, o que faz a emissora pagar menos ao elenco.

Suposto esquema

E a atriz não parou só nisso. Ela também contou sobre um suposto esquema que a família Marinho utiliza para arrecadar dinheiro com a venda de produtos ao exterior. “Armaram um esquema que é maravilhoso. Eles têm uma empresa na América Central e eles vendem cada capítulo da novela por 100 dólares. Essa empresa vende para a Bulgária [por exemplo] por 10 mil dólares o capítulo. Você ganha em cima de 100 dólares”, continuou. 

Posicionamento

O Notícias da TV procurou a TV Globo e perguntou se em algum momento houve uma empresa na América Central para realizar a venda de programas, como as novelas, para outros países. “A Globo não vende as novelas através de empresas com sede no exterior”.

Sobre os pagamentos pelas reprises, a emissora também se posicionou. “A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos conexos devidos aos seus talentos, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!