Atualização às 14:30 do dia 11/07/2022 : Atualizado para incluir nota divulgada pelo Shopping Rio Sul.
A jornalista Tábata Poline, repórter do Fantástico e ex-apresentadora da Globo Minas, denunciou pelo Twitter que foi alvo de uma atitude racista por parte de vendedoras de uma loja de roupas. Ela contou que cinco profissionais a olharam dos pés à cabeça e decidiram não atendê-la, apesar de terem recebido adequadamente outras clientes.
O caso aconteceu na loja na My Place, do shopping Rio Sul, um dos mais badalados centros de compras do Rio de Janeiro.
“CINCO vendedoras me olharam dos pés a cabeça e decidiram não me atender. Meu marido quis brigar e eu não deixei (deveria). Só saí. Outras clientes chegaram. As CINCO foram até elas”, publicou no Twitter.
Logo eu, tão combativa, me vi exausta qd deveria me posicionar. Na My Place, do Shopping Rio Sul, CINCO vendedoras me olharam dos pés a cabeça e decidiram não me atender. Meu marido quis brigar e eu não deixei (deveria). Só saí. Outras clientes chegaram. As CINCO foram até elas.
— Tábata Poline (@tabatapoline) July 8, 2022
O BHAZ entrou em contato com a My Place do Rio Sul por telefone. A gerente da loja disse que desconhecia o fato e preferiu não se pronunciar.
O shopping informou que tomou conhecimento do episódio por meio das através das redes sociais , e reforçou que a conduta não condiz com os valores do estabelecimento. “O shopping afirma ainda que está apurando os fatos narrados junto à loja para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas”, diz nota do Rio Sul (leia na íntegra abaixo).
Tábata é procurada pela loja
Após a repercussão do desabafo, a loja entrou em contato com a jornalista por meio das redes sociais. Uma gerente responsável pela My Place pediu desculpas em nome da marca e lamentou o ocorrido. “Quero me comprometer com você e com todos, de olhar e cuidar pessoalmente, com pessoas capacitadas em seus lugares de fala, em desenvolver medidas que preparem nosso time para que cenas como essa não se repitam”, escreveu.
Tábata Poline retornou a mensagem explicando com mais detalhes o ocorrido. Ela argumentou que na Zona Sul do Rio de Janeiro atitudes como a que ela presenciou na loja são corriqueiras.
“Manter esse tipo de postura fortalece um sistema que mata pessoas todos os dias. Mata literalmente colocando muitos em caixões. E também mata emocionalmente. Eu tenho um trabalho pautado pelos direitos humanos e não quero, em hipótese alguma, ganhar holofotes por causa da dor que o racismo me causa. Ao contrário, uso meu trabalho para conscientizar pessoas e denunciar”, respondeu a jornalista à mensagem enviada pela My Place.
Tábata ainda disse que espera que os colaboradores da loja sejam treinados e capacitados a entender a realidade do país em que vivem e trabalham.
Tweet repercute
A publicação rendeu comentários de indignação e de apoio à jornalista mineira. Colegas de profissão e seguidores manifestaram solidariedade a Tábata e muitos relataram ter vivido experiências parecidas.
“Racismo paralisa. Não se culpe por não reagir a tudo porque cansa… exaure as forças. Tem dias que simplesmente não dá. Racismo é mina terrestre. Explode quando a gente menos espera”, respondeu a jornalista Eliana Alves Cruz.
“Um dia entrei numa loja e ninguém veio me atender. Peguei o que queria, provei, cheguei no caixa, o dono perguntou quem me atendeu eu disse ninguém. E ele olhou pras funcionárias e falou ‘fica escolhendo clientes que vocês não ganham nada’, acabou que me deu desconto e ninguém ganhou”, escreveu outra internauta.
Junto com o cansaço chega o adoecimento mental. Não dê a essa gente jamais a alegria de te ver sem saúde por causa deles.
— ElianA Alves Cruz (@cruz_elianalves) July 9, 2022
Mais um caso de racismo no Rio Sul. Toda Solidariedade a você, Tábata!
— Jaqueline Gomes de Jesus (@JaquelineJsus) July 9, 2022
Eu estava apaixonada pela bolsa de uma marca , entrei ma loja e ninguém me atendeu . Virei as costas e fui embora e não tenho a bolsa . Não reagi tbm pq tem dias que a gente não quer , mas não compro nada lá .
— Allyne Andrade #fromRealengo (@Allyne_aes) July 9, 2022
Inacreditável. Sinta-se abraçada e acolhida! Não dá nem nunca deu para tolerar preconceito.
— Bárbara Carvalho 💉 (@bcarvalhorep) July 8, 2022
Nota do Shopping Rio Sul
“O RIOSUL Shopping Center informa que tomou conhecimento através das redes sociais do lamentável episódio em uma de suas lojas e reforça que este tipo de conduta não condiz com os valores do estabelecimento. O shopping afirma ainda que está apurando os fatos narrados junto à loja para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas”.