Falas homofóbicas geram prejuízo e empresas deixam de patrocinar Rede TV!

sikera junior
Apresentador da Rede TV! foi duramente criticado nas redes sociais (Reprodução/Youtube)

O apresentador da Rede TV!, Sikêra Junior, impactou de forma negativa no bolso da empresa após suas falas agressivas e homofóbicas contra população LGBTQIA+. Diversas empresas anunciaram que não vão mais patrocinar comerciais na emissora devido ao comportamento discriminatório do apresentador, que é considerado crime no Brasil desde 2019.

A resposta veio com a pressão da própria comunidade LGBTI+ nas redes sociais. Um desses movimentos é o Sleeping Giants Brasil, que luta contra o financiamento do discurso de ódio na internet. Os usuários cobraram que as empresas, que já assumiram posicionamento em prol da causa e dos direitos da comunidade, não financiassem a emissora do apresentador que é abertamente homofóbico.

Peso no bolso

Pelas redes sociais, a construtora MRV afirmou que não vai mais investir no programa de Sikêra. “A MRV acredita na diversidade e não compactua com qualquer forma de preconceito. O programa Alerta Amazônia/Nacional já não faz mais parte dos nossos planos de mídia”, disse a empresa após ser questionada por um seguidor.

Entre outras marcas que seguiram o boicote estão Magazine Luiza, Tim, Nivela e HapVida. Também pelas redes sociais, o Magalu afirmou que “É contra qualquer forma de LGBTfobia e nunca admitiremos isso. Não patrocinamos o programa, mas havia anúncios sendo exibidos de forma automática pelo YouTube no canal. Eles já foram bloqueados e não serão mais exibidos”.

Já a operadora Tim afirmou que suspendeu a veiculação de comerciais na semana passada e que “não está ligada a movimentos nem compactua com disseminação de notícias falsas e discursos de ódio”. O grupo HapVida reforçou que não apoia “forma alguma de preconceito, seja social, de credo, raça, gênero ou orientação sexual” e que suspendeu, “no momento”, o patrocínio ao programa Alerta Amazonas/Alerta Nacional.

No Twitter, a Nivea disse que “não compactua com a propagação de fake news e de discursos de ódio” e que já providenciou a suspensão do anúncio, assim como o bloqueio do canal.

Entenda

Na sexta-feira (26), às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o apresentador do Alerta Nacional, da RedeTV!, Sikêra Júnior, xingou todos os homossexuais durante editorial em seu programa. Sikêra disse que as pessoas que integram o movimento LGBTQIA+ são uma “raça desgraçada” que quer “acabar com a a família tradicional brasileira”.

“A criançada está sendo usada. Um povo lacrador que não convence mais os adultos e agora vão usar as crianças. É uma lição de comunismo: vamos atacar a base, a base familiar, é isso que eles querem. Nós não vamos deixar”, disse o apresentador em referência a uma peça publicitária do Burger King, que apresenta um caminho para pessoas que dizem não saber como explicar LGBTQIA+ para crianças. A temática do comercial não agradou grupos conservadores, inclusive o pastor Silas Malafaia.

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!