Família Bolsonaro tem mais de 40 multas de trânsito e 129 pontos acumulados na CNH

Primeira-dama lidera ranking de multas (Alan Santos/PR)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), sua esposa Michelle e três de seus filhos receberam 44 multas de trânsito nos últimos cinco anos. A liderança do ranking é compartilhada entre o senador Flávio e a primeira-dama. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de S.Paulo junto ao Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ).

Flávio e Michelle acumulam em seus prontuários mais de 20 pontos, número que extrapola o permitido por lei na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Enquanto o senador tem 39 pontos, sua madrasta acumula 41. Apesar disso, eles não tiveram o direito de dirigir suspenso.

Desde que assumiu a presidência da República, Bolsonaro disse que deseja dobrar para 40 pontos o limite para a suspensão do direito de dirigir. Atualmente, assim que o motorista atinge os 20 pontos, é submetido a processo administrativo e pode ficar inabilitado de um mês a um ano.

+ Bolsonaro diz que validade de CNH será ampliada e anuncia fim dos simuladores de direção

Velocidade acima do permitido

O excesso de velocidade é a maior causa das multas na família Bolsonaro: 24 das 44. Flávio foi o que mais vezes recebeu multas por conta disso, 13 vezes. Os 39 pontos acumulados na carteira do senador são decorrentes das infrações no período de março de 2018 a março de 2019.

Entre as infrações da primeira-dama, destaques para: falar ao telefone enquanto dirige e estar com o carro sem o licenciamento. O limite de 20 pontos na CNH de Michelle foi superado entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018.

O Detran-RJ informou que ambos continuam com o direito de dirigir, pois o processo de suspensão é instaurado somente após o condutor esgotar todos os recursos administrativos.

A família Bolsonaro acumula R$ 4,7 mil pagos aos cofres públicos devido às multas recebidas e um total de 129 pontos na carteira. Algumas infrações estão na fase de notificação prévia ou de recurso.

Extinção dos radares

O presidente Bolsonaro manifestou no mês passado o desejo de extinguir os radares. Na oportunidade, ele disse que na rodovia Rio-Santos, por exemplo, há muitos desses equipamentos e que “é quase impossível você viajar sem receber uma multa”.

Para o capitão da reserva, o objetivo dos radares não é diminuir os acidentes. “A gente sabe que, no fundo – ou desconfia -, o objetivo não é diminuir acidentes”.

A última multa recebida pelo presidente foi na quinta-feira (25), após andar de moto com o capacete levantado. Nos últimos cinco anos, ele acumulou seis infrações que resultaram em 18 pontos na CNH. Todas já foram pagas.

+ Bolsonaro cancela instalação de 8 mil radares em estradas do país

Carlos e Eduardo

Vereador na cidade do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro tem 24 pontos na carteira. O parlamentar recebeu seis multas, sendo que uma delas foi cancelada, mas sem o motivo revelado. As causas da infração são excesso de velocidade (4) e avanço do sinal vermelho (1).

O que menos tem pontos registrados é o deputado federal Eduardo Bolsonaro, sete. O Detran-RJ informa que das nove multas recebidas por ele, três fora em estradas paulistas por excesso de velocidade. Eduardo já publicou em suas redes sociais críticas ao elevado número de radares nas rodovias.

De responsabilidade do Ministério da Infraestrutura, o projeto que prevê mudanças na lei de trânsito deseja aumentar de cinco para 10 anos o prazo de validade da CNH.

Resposta do Planalto

Em contato com a Folha, o Palácio do Planalto informou que as infrações registradas nos nomes de Jair Bolsonaro e da primeira-dama não serão respondidas.

Já Carlos Bolsonaro afirmou que, por ser um cidadão como os outros, é passível de cometer infrações. Ainda alegou que algumas delas não foram cometidas por ele, mas por terceiros.

O senador Carlos Bolsonaro ponderou que só foi indagado pela Folha por ser filho do presidente da República, enquanto seu irmão Eduardo não pronunciou.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!