Febre amarela avança no país e preocupa autoridades

Vacinação fracionada garante imunização por oito anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje o estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. Com isso, a OMS sugere que todos que irão visitar o Estado se vacinem contra a febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência. A entidade informa ainda que a avaliação é um processo permanente e que pode vir a indicar novas áreas de risco no país.

Com o intuito de imunizar o máximo da população, o governo do Estado decidiu decidiu começar a vacinação com doses fracionadas a partir do dia 29 de janeiro. A dose fracionada corresponde a um quinto da quantidade padrão. Enquanto a dose única imuniza por toda a vida, a dose fracionada dá resistência contra a doença por um período de 8 anos. Com esse fracionamento, há um aumento de vacinas disponíveis.

Em São Paulo, o último balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado sexta-feira (12), indica 40 casos confirmados e 21 mortes em decorrência da doença desde janeiro de 2017.

No Rio de Janeiro, que já conta com três óbitos e quatro casos confirmados este ano, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, fez um apelo para que a população se vacine contra a endemia.

Segundo ele, até o momento não há necessidade de antecipar a campanha de vacinação fracionada prevista para começar no dia 19 de fevereiro, pois existem doses suficientes em todos os municípios. A Secretaria de Saúde informou que cerca de 8 milhões de pessoas (60%), de um público-alvo de 14 milhões, ainda não se vacinaram contra a doença no estado.

Da Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!