Fim da ‘farra’: 2022 só terá um feriado nacional prolongado; veja datas

Aeroporto
Calendário de 2022 contrasta com o de 2021, que teve três feriados prolongados (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O ano de 2021 deixou todo mundo mal acostumado, com três feriados nacionais prolongados, e agora 2022 vem para acabar com a “farra”. O ano que vem só vai contar com um feriado nacional prolongado, a Paixão de Cristo, no dia 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira e pode ser emendado com o fim de semana.

A conta não considera os feriados estaduais e municipais. O Carnaval também não entra, já que é ponto facultativo e algumas cidades podem adotá-lo como feriado. A celebração, que ainda é incerta para 2022, vai de segunda a quarta-feira, dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.

A portaria do Ministério da Economia que estabelece os dias de descanso no âmbito da administração pública federal foi publicada nesta quarta-feira (22) no Diário Oficial da União.

Os feriados estaduais e municipais serão determinados pelas respectivas administrações, e os serviços considerados essenciais deverão ser preservados nesses dias.

Mais datas

Em 2022, três feriados nacionais serão celebrados em fins de semana, começando com 1º de janeiro, dia da Confraternização Universal e celebração do Ano-Novo, que será sábado.

Dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) serão no domingo. Além desses, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).

Na lista do Ministério da Economia também estão os pontos facultativos de 16 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

Feriados nacionais em 2022
Alguns feriados serão celebrados em fins de semana no ano que vem
(Reprodução/Agência Brasil)

Feriados em BH

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) ainda não divulgou o calendário de 2022, mas já podemos esperar dois feriados municipais para o ano que vem.

Um deles é o de Assunção de Nossa Senhora, comemorado no dia 15 de agosto de 2022, que cairá em uma segunda-feira. O outro é o de Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro do ano que vem, uma quinta-feira.

Em 2021, estes feriados caíram, respectivamente, em um domingo e em uma quarta-feira.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!