‘Fora, Bolsonaro’: Alunos encontram recado ‘escondido’ em prova e vestibular vira alvo de investigação

ufpel
A folha de instruções trazia algumas letras em negrito que, juntas, formavam a frase ‘fora Bolsonaro’ (Reprodução/@KayuaAvila/Twitter)

A segunda fase do vestibular da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), no Rio Grande do Sul, deu o que falar nesse final de semana. A prova conhecida como Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar) – que funciona como um vestibular alternativo para a seleção de alunos de graduação – foi aplicada no último sábado (4) e a folha de instruções trazia algumas letras em negrito que, juntas, formavam a frase “fora, Bolsonaro”.

Nas redes sociais, o código não passou batido e dezenas de candidatos comentaram o pedido implícito de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Capa da prova do PAVE da UFPel. Junte as letras em negrito e terá uma mensagem”, escreveu uma pessoa.

“Fui olhar se tem na minha prova e TEM. Ai, ai, eu amo uma universidade”, comentou uma usuária do Twitter, enquanto outra candidata disse: “E eu achando que a impressão só estava meio ruim, eu amo uma faculdade”.

O que diz a universidade?

O BHAZ procurou a UFPel que, por meio de nota, disse ter tomado conhecimento nesse domingo (5) sobre a “formatação de caracteres em negrito compondo mensagem de cunho político na folha de instruções” da PAVE.

A universidade garante que o ocorrido não fere a “integridade da prova” e que o caso será investigado por meio de um processo administrativo (leia na íntegra abaixo).

Nota da UFPel na íntegra

“Nota da UFPel sobre mensagem de cunho político na prova do PAVE: A administração da Universidade tomou conhecimento, no último domingo (5), de inclusão em sua prova do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) de formatação de caracteres em negrito compondo mensagem de cunho político na folha de instruções.

Cumpre informar à comunidade que a autoria da iniciativa já foi identificada, que não há qualquer indício de ofensa à integridade da prova e que já foi instaurado processo administrativo destinado à plena apuração dos fatos e responsabilidades.

A UFPel reitera seu compromisso com a comunidade universitária e regional com a transparência, integridade e regularidade de todos seus processos”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!