Onda de frio faz nevar no Sul e ‘boneco de neve brasileiro’ diverte web

A massa de ar frio que atinge a América do Sul desde a última terça (18) diminuiu significativamente a temperatura em diversas áreas do Brasil, a ponto de fazer nevar em várias áreas das serras gaúcha e catarinense. Os termômetros registraram temperatura negativa, neve e chuva congelada em várias áreas dos dois estados.

Analisando dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e de alguns aeroportos do país, o Climatempo constatou que em Bom Jardim da Serra (SC) a temperatura chegou a -8°C no início da manhã de hoje (21). Os termômetros também ficaram abaixo de zero nas cidades catarinenses de São Joaquim (-4°C) e Lages (-1°C). No Rio Grande do Sul, as temperaturas chegaram a -4°C em São José dos Ausentes e Quaraí e -3°C em Vacaria. No sul do Paraná, foi registrado 0°C.

E é possível que as pessoas que estão nessas regiões tenham outra oportunidade de presenciar o fenômeno hoje. É que, de acordo com o site, a massa de ar frio de origem polar que chegou à região Sul e permitiu a ocorrência de neve vai atuar com ainda mais força nesta sexta.

‘Zé Gotinha de Chernobyl’

Pouco acostumados com a situação, os brasileiros que estavam nas cidades aproveitaram para realizar um desejo antigo de muitos: fazer bonecos de neve. Acontece que a pouca experiência ficou visível e as fotos dos bonecos viralizaram nas redes sociais, com milhares de pessoas fazendo piada das tentativas de gaúchos e catarinenses.

“A melhor parte de nevar no Brasil é que começam os bonecos de neve da deepweb”, ironizou um perfil do Twitter. “Hoje é um olho no trabalho e o outro olho na magia do boneco de neve brasileiro”, disse uma segunda. Também não faltaram comparações e referências – um deles chegou a ser apelidado de “Zé Gotinha de Chernobyl”, por causa do formato da cabeça.

Frio e chuva

Além da neve, ainda há previsão de outros tipos de precipitação de inverno para hoje na serra do Rio Grande do Sul, na serra e nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná. Em todas estas áreas, o céu fica nublado e faz muito frio o dia todo. Imagens de satélites mostram nebulosidade sobre o Sul do Brasil que podem resultar em grande quantidade de nuvens e condições para chuva em algumas regiões.

“Ao contrário da neve, a geada é um fenômeno que ocorre quando o céu está com pouca ou nenhuma nebulosidade e faz bastante frio. Quase todo o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina já estavam praticamente sem nuvens. São nestas áreas que a geada se forma já na madrugada e ao amanhecer desta sexta-feira, 21. A geada também deve ocorrer no sudoeste do Paraná, região de Foz do Iguaçu”, acrescenta o site.

Com Agência Brasil

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!