Funcionário da Funai morre ao ser atingido por flecha de indígenas isolados

rieli franciscato funai
O caso ocorreu no norte de Rondônia (Arquivo Pessoal)

O coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau da Funai (Fundação Nacional do Índio), Rieli Franciscato, de 56 anos, morreu nessa quarta-feira (9) depois de ser atingido no tórax por uma flecha. De acordo com a polícia, indígenas isolados em Rondônia teriam disparado contra ele.

O caso ocorreu na Linha 6 em Seringueiras, na divisa da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau. De acordo com informações da polícia, Franciscato estava acompanhado de um indígena e de policiais militares. Ele foi socorrido, mas já chegou ao Hospital Municipal de Seringueiras sem vida.

Franciscato ajudou a fundar, ainda nos anos 1980, a organização Etnoambiental Kanindé. Ele era uma das referências na proteção de indígenas isolados da Amazônia. O coordenador nasceu em Alta Floresta (RO) e, desde 2007, trabalhava na Funai. A polícia vai investigar o caso.

Leia outras reportagens no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!