Garoto de 11 anos é campeão brasileiro de raciocínio lógico e acumula nove prêmios

garoto campeão raciocínio lógico
Isac Vinícius, garoto de Maceió (AL), se tornou o campeão brasileiro de raciocínio lógico e desde cedo é apaixonado por exatas (Arquivo pessoal)

Um garoto de Maceió (AL) de apenas 11 anos se tornou o campeão brasileiro de raciocínio lógico. Desde cedo, Isac Vinícius é apaixonado pelas ciências exatas e já ganhou 9 medalhas em olímpiadas de matemática e outras competições desta natureza.

Ao BHAZ, a mãe do “pequeno gênio” conta que em uma das olimpíadas Isac não tinha nem a idade mínima para participar. Confiando no talento do filho, Larissa Maciel entrou em contato com organizadores da competição que liberaram a participação do garoto. Na ocasião, ele levou para casa uma medalha de bronze.

“Desde pequenininho ele já demonstrava uma facilidade muito grande nas atividades da escola. Sempre demonstrou querer e precisar de algo mais. Eu achava que todas as crianças eram assim, mas na pandemia ele descobriu projetos de olimpíadas de matemática desenvolvidos por universidades e fez essas provas em casa, sozinho, e teve destaque”, conta ela.

‘Isac faz a gente pensar sobre a vida’

Larissa explica que Isac se diverte muito fazendo exercícios de matemática. Apesar de o menino receber incentivo dos pais para que siga estudando o que gosta, ele o faz de forma natural. Foi com essa paixão que ele conseguiu driblar uma doença rara que acabou comprometendo a visão em 2020.

“Todas as oportunidades que apareciam a gente procurava inscrevê-lo. Hoje em dia eu tenho um portfólio com as medalhas que ele ganhou. A última, que foi dessa competição de raciocínio lógico, ele também ganhou uma viagem a Fortaleza”, diz, orgulhosa.

Isac coleciona medalhas e certificados (Arquivo pessoal)

Além das ciências exatas, Isac também adora praticar esportes e jogar xadrez. No momento, ele pratica jiu-jitsu e karatê. O filho acaba ensinando algo diferente aos pais todos os dias, e é essa humildade que o torna ainda mais especial.

“Cada dia é uma surpresa. A gente não imaginava que ele fosse tão diferente. Quando começou a acumular os resultados, isso nos surpreendeu. É muito interessante conviver com ele, pois sempre aprendemos muito. A gente escuta uns comentários que ele faz e que fazem a gente pensar sobre a vida”, afirma Larissa.

Robótica e astronomia são outras duas paixões do garoto (Arquivo pessoal)
Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!