Gestor de Saúde diz que mulheres se vacinam cedo ‘para fazer comida’

presidente fms teresina
Declaração foi feita ao vivo, em telejornal (Reprodução/TV Clube)

O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, no Piauí, defendeu que as mulheres do município se vacinam contra a Covid-19 de manhã “para fazer comida cedo” e acabou virando alvo de críticas. O trecho de uma entrevista em que o médico Gilberto Albuquerque faz o comentário machista para explicar a logística de vacinação no município repercutiu de forma negativa nas redes sociais nesta terça-feira (15).

Na última semana, em conversa ao vivo com a TV Clube, filiada da Rede Globo no Piauí, ele argumentou que na capital as mulheres são vacinadas pela manhã para que possam “voltar logo pra fazer a comida cedo”. A fala veio em resposta ao repórter da emissora, que o questionou sobre a separação de horários de imunização por gênero na cidade.

Em Teresina, o horário entre 9h e 13h é destinado à vacinação de mulheres enquanto os homens são imunizados entre 13h e 17h. Muitos internautas classificaram a declaração de Albuquerque como machista, por insinuar que é a obrigação da mulher cozinhar no dia a dia. Confira o vídeo abaixo:

‘Reconhecimento pelo dom da vida’

Após a repercussão negativa, a fundação ainda tentou corrigir o erro. Em nota enviada ao portal G1, a entidade alegou que a fala do presidente foi “em tom de brincadeira”. “Na vacinação de Teresina, as mulheres são vacinadas no horário da manhã como prioridade e reconhecimento por elas terem o dom da vida”, diz trecho da explicação.

“O presidente quando falou que as mulheres são vacinadas primeiro para depois ir fazer o almoço foi em tom de brincadeira e reconhecendo que as mulheres exercem mil funções no seu dia a dia, seja como profissionais, donas de casa, filhas, avós e netas”, completou a fundação, que disse ainda que, “para o presidente, as mulheres sempre em primeiro lugar”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!