Globo retira novelas inéditas da grade e plataformas liberam conteúdos gratuitamente

Alteração na grade da globo
Emissora vai aumentar a programação jornalística, incluindo programa exclusivo sobre a pandemia do coronavírus (Rede Globo/Instagram/Reprodução + Regina Casé/Instagram/Reprodução)

A Globo anunciou, nessa segunda-feira (16), uma séries de mudanças na grade da programação por conta da pandemia do novo coronavírus. Uma das principais é a interrupção da transmissão de todas as novelas inéditas. É a primeira vez que isso acontece desde a Ditadura Militar.

Essas medidas foram tomadas pela emissora para evitar a proliferação do Covid-19, evitando a aglomeração de pessoas. A Globo também pretende aumentar a programação jornalística por tempo indeterminado.

Por outro lado, canais da TV fechada terão o sinal liberado e alguns conteúdos da plataforma de streaming Globoplay serão disponibilizados gratuitamente. A liberação de mais conteúdo é voltada para as pessoas que ficarão em isolamento dentro de casa, para reduzir o contato com o vírus.

O que sai e o que entra

A mudança de maior impacto na grade televisiva da Globo será a interrupção de todas as novelas inéditas. Segundo a emissora, algumas terão o final antecipado e outras serão somente interrompidas.

No lugar das estreias, versões compactas de outros sucessos do canal serão reprisadas. “Malhação: Viva a Diferença”, “Novo Mundo”, “Totalmente Demais” e “Fina Estampa” são as telenovelas que passam a figurar na programação. 

Outros programas que ficarão de fora das transmissões por algum tempo são o “Mais Você”, o “Encontro com Fátima Bernardes”, o “Globo Esporte” e o “Se Joga”.

No lugar destes, a Globo vai expandir a programação jornalística. O Hora 1 será antecipado e começa a partir de 4h, seguido do “Bom Dia” de cada região e do “Bom Dia Brasil. Às 10h, a emissora estreia o “Combate ao Coronavírus”, novo programa focado na pandemia.

Canais fechados e streaming

Já no Globoplay, a programação liberada busca atender crianças e adolescentes que estarão em casa: em alguns estados do Brasil as atividades escolares estão suspensas. O conteúdo liberado contém uma vasta programação infantil, além de todas as temporadas de Malhação e a série Shippados. Para acessar essa programação, basta criar uma conta gratuita no serviço.

Além da mudança na TV aberta, os canais fechados também sofrerão alterações. Várias operadoras vão liberar sinais de vários canais para atender a população que ficar em quarentena. Net, Oi TV, Sky TV e Claro TV são algumas das operadoras que já liberaram dezenas de canais a cabo, incluindo vasta programação de filmes, esportes e variedades.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!